Ressaca

Pessoas de uma faixa etária específica têm ressaca mais intensa, aponta estudo

Afinal, existe uma idade em que a ressaca é mais tolerável? Segundo esta pesquisa, sim – saiba qual é

Você já reparou que a intensidade da ressaca muda conforme os anos passam? Os conhecidos sintomas como dor de cabeça, enjoo e fadiga, que vêm após uma bebedeira daquelas, são de fato piores para pessoas que estão em uma faixa etária. Ao menos é isso o que sugere um estudo feito nos últimos anos – e, abaixo, te explicamos os detalhes.

Ressaca piora ou melhora com o passar dos anos?

(Crédito: Freepik)

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Utrecht, na Holanda, trouxe uma conclusão surpreendente sobre a intensidade da ressaca ao passar dos anos. A pesquisa em questão, publicada no periódico científico Alcohol and Alcoholism, mostrou que quem tem os sintomas de ressaca mais intensos são pessoas entre 18 e 35 anos de idade.

Ao contrário do que muitos creem, inclusive, a pesquisa demonstrou uma queda na intensidade desses sintomas com o passar dos anos. Pessoas que têm entre 45 e 65 anos, por exemplo, classificaram a intensidade de seus episódios de ressaca como mais baixa em uma escala de 0 a 10 quando comparadas às da outra faixa etária.

Os pesquisadores acreditam que essa diferença tem relação com a tolerância do organismo. A hipótese é a de que o corpo desenvolve certo “costume” com os sintomas da bebedeira, fazendo com que pessoas mais velhas os percebam como menos intensos ou menos graves. Sendo assim, isso não significa que o álcool necessariamente faz menos efeito – e sim que eles são compreendidos de forma diferente.

(Crédito: Freepik)

Esse estudo foi feito online com 761 participantes, todos consumidores de álcool com idades entre 18 e 94 anos. Eles responderam a um questionário sobre hábitos de consumo e experiências com a ressaca, descrevendo a intensidade de sintomas como náuseas, dores de cabeça, entre outros. É preciso frisar que a pesquisa é pequena e que a resposta do corpo ao álcool muda de acordo com particularidades do organismo de cada um.

Ressaca: por que acontece?

A ressaca é um conjunto de sintomas variados que surgem após o consumo de álcool. Isso ocorre devido ao metabolismo dessa substância no corpo, que é feito pelo fígado. O órgão converte etanol em acetaldeído – e, devido a seu caráter tóxico para o organismo, aparecem os sintomas pós-bebedeira.

Os sintomas de ressaca são diferentes de pessoa para pessoa. Entre eles, porém, é possível citar:

  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade à luz;
  • Enjoo;
  • Boca seca;
  • Desidratação (que, por sua vez, aumenta o desconforto).

Fatores como a forma como a pessoa se hidrata e se alimenta – bem como predisposição genética – influenciam em como o corpo reage ao álcool. Sendo assim, a idade é apenas um dos fatores quando se trata de uma análise sobre essa questão.

Saúde