Muita gente acha que ter a calcinha descolorida após muito tempo de uso é um sinal de que algo não vai bem com a saúde – mas o que acontece é justamente o contrário
Você compra uma calcinha que ama e, alguns meses depois, nota que ela começa a desbotar na região do forro. Isso fica ainda mais evidente se a peça for de cor escura, porque o ponto de cor mais clara se destaca anda mais. Alguns veem como um inconveniente, e até se preocupam – mas, afinal qual é o motivo da calcinha desbotada?
Embora muitos vejam isso como um sinal de falta de saúde, é justamente o contrário. Ver a calcinha descolorida após algum tempo de uso é normal, e seu próprio corpo é responsável por esse processo.
Entenda abaixo o que acontece:
Calcinha descolorida é normal?
Calcinhas têm um forro extra na parte que encosta na vulva e no bumbum. Às vezes, esse tecido fica manchado devido a vazamentos de menstruação – mas, quando ele clareia com o tempo e fica desbotado, a causa geralmente é a própria secreção vaginal feminina.
Calcinha desbotada no forro: por que acontece
Esse fenômeno ocorre devido ao pH da vagina. O pH é a escala usada para medir o nível de acidez ou alcalinidade de uma substância. Seus valores variam de 0 a 14, e as substâncias que estão na metade dessa escala são considerados neutros (como sangue e água pura). Abaixo da metade, ficam os ácidos e, acima, os alcalinos.
A vagina tem um pH entre 3,8 e 4,5, o que a torna ligeiramente ácida. Essa característica gera um tipo de barreira protetora, garantindo a saúde da flora vaginal e a proliferação das bactérias da região em níveis normais. Tudo isso previne infecções como a candidíase, por exemplo.
Esse pH ocorre devido aos lactobacilos, conforme explica a ginecologista e obstetra Cynthian Van Tol Duarte. Os lactobacilos são bactérias naturais da flora, e elas secretam o chamado ácido lático. “Quando essa secreção fisiológica entra em contato com o tecido da calcinha, dependendo da quantidade e do tempo de exposição, pode causar descoloração”, afirma a especialista.
Em peças claras, as manchas ficam quase imperceptíveis, mas em peças mais escuras, pode parecer inclusive que caiu uma gota de água sanitária no tecido. Isso, portanto, é um sinal de saúde – mas não notar a calcinha descolorida após um tempo de uso não quer dizer que há algo anormal acontecendo.
Quando se preocupar com a calcinha descolorida?
Secreção vaginal é algo normal. O corrimento só deve gerar preocupação quando vem acompanhado de coloração anormal (esverdeado ou escuro) e odor desagradável (como o de peixe podre)
Se o “problema” for só a mancha na calcinha, não se preocupe. Embora possa ser frustrante ver suas roupas íntimas manchadas, esse é apenas um sinal de que sua vagina funciona corretamente e está devidamente protegida de certas doenças.