null: nullpx
dor-Tasaudavel

Dor na perna pode ser alerta para risco de infarto: saiba quando isso acontece

Publicado 5 Mai 2019 – 11:00 AM EDT | Atualizado 5 Mai 2019 – 11:00 AM EDT
Reações
Compartilhar

Dor nas pernas é um sintoma sentido por pessoas de todas as idades e pode indicar diferentes quadros e condições - algumas típicas e outras que merecem atenção. Dentre tantas possibilidades de diagnósticos, em alguns casos, essa dorzinha familiar pode ser um alerta importante sobre infarto, mais especificamente de uma condição conhecida como doença arterial periférica, comum em pessoas que possuem mais chances de ter AVC.

Doença arterial periférica

A doença arterial periférica consiste no estreitamento e endurecimento das artérias que transportam o sangue para os membros inferiores do corpo, como as pernas e os pés. Quando os vasos sanguíneos ficam estreitos demais, o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado, levando a uma série de complicações.

Além dos riscos locais (por exemplo, de amputação, atrofia e limitação de movimentos), se essas gorduras estão nas pernas existe 95% de chance de estarem nas artérias coronárias também, bem como nas carótidas, o que pode levar ao infarto.

Sintomas complementares

A dor nas pernas acompanhada de palidez na região e nos pés, feridas que não cicatrizam bem e ausência de pêlos deve levantar suspeita de doença arterial periférica. Diante desse combo de sintomas é essencial procurar um médico.

Existe uma medida que compara a pressão arterial medida nas pernas com a pressão nos braços. No caso de pressão nas pernas inferior a dos braços, a probabilidade de doença coronariana tende a ser elevada.

Riscos de infarto

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse