Exposição prolongada ao sol, transpiração excessiva e consumo de alimentos em locais desconhecidos favorecem o aparecimento de algumas doenças típicas de verão, que podem ser evitadas com algumas medidas simples.
Leia também:
Como entrar em forma para o verão
Cuidados com o cabelo no verão
De acordo com o infectologista do Hospital e Maternidade Brasil, Dr. Munir Akar Ayub, diarreia, dor de cabeça, dor no corpo, vômito e mal-estar geral são os sintomas mais relatados nos consultórios médicos nessa época do ano. “Para que isso não aconteça, o indicado é ingerir dois litros de água por dia, tomar banhos em temperatura ambiente e usar roupas leves”, recomenda.
Prefira alimentos leves e lave bem frutas e legumes. Crédito: Thinkstock
Como o calor facilita a proliferação de bactérias, os alimentos merecem uma atenção especial. Frutas e legumes devem ser lavados com bastante cuidado e alimentos bastante perecíveis, como laticínios e preparações caseiras devem ser mantidos sob refrigeração. O médico também recomenda que alimentos pesados e gordurosos sejam evitados. “No verão, o certo é consumir alimentos leves, pois o calor faz com que os produtos estraguem mais rapidamente”, diz o especialista.
Doenças de verão
Desidratação
A desidratação se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Normalmente perdemos cerca de 2,5 litros de água por dia, mas no verão com o aumento da transpiração, a perda pode ser maior. Sede, baixa produção de urina, boca, olhos e nariz ressecados são alguns dos sintomas da desidratação. O tratamento pode ser feito com soro caseiro, mas, se houver diarreia, o mais indicado é procurar um médico.
Intoxicação alimentar
Alimentos preparados em condições de higiene pouco adequadas ou expostos por longos períodos à temperatura ambiente são a principal causa de intoxicação alimentar. Esses alimentos sofrem a contaminação de bactérias que podem causar diarreia, náuseas, vômitos, febre, cefaleias e desidratação grave.
Micoses
Ficar de biquíni molhado favorece o desenvolvimento de candidíase.
Os dias quentes e úmidos favorecem a proliferação de fungos na pele, principalmente na virilha e entre os dedos do pé, provocando coceira e irritação e coceira. Nas mulheres, é comum o desenvolvimento candidíase, doença provocada por um fungo, devido à permanência por longos períodos com o biquíni molhado.
Dengue
Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a dengue é uma das mais conhecidas doenças de verão. A picada do inseto provoca febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, perda de apetite, náuseas e manchas vermelhas por todo o corpo, acompanhadas de coceiras.
Como evitar doenças de verão
- Evite tomar sol e praticar atividades físicas entre 10h e 16h;
- Tome de dois a três litros de água por dia;
- Aplique protetor solar a cada duas horas;
- Prefira alimentos grelhados e evite os crus;
- Utilize repelentes;
- Elimine recipientes que acumulem água parada;
- Não fique com o biquíni molhado por muito tempo. Troque a parte de baixo quando sair da piscina ou voltar da praia;
- Seque bem os dedos dos pés.