As vitaminas são micronutrientes que o corpo humano necessita para melhorar o sistema imunológico e garantir seu bom funcionamento. O corpo não consegue sintetizá-las em quantidades suficientes, mas elas podem ser encontradas principalmente na alimentação, mas também sob a forma de suplementos.
No entanto, é preciso ter cuidado com o consumo das cápsulas de vitaminas, não só para otimizar seus efeitos, como também evitar excessos que possam colocar a saúde em risco.
Caso sejam ingeridas corretamente, as vitaminas ajudam a reduzir o risco de doenças, mas podem não ser bem absorvidas pelo corpo se algumas recomendações gerais não forem respeitadas.
Como tomar suplemento vitamínico
Buscar orientação médica
Certas vitaminas podem ter efeitos colaterais se forem tomadas com outros medicamentos ou em certas condições de saúde. Por isso, é importante consultar um médico antes de começar a tomar suplementos.
Quem segue uma dieta balanceada geralmente não precisa tomar suplementos, como destaca a médica ortomolecular Mônica Katz. No entanto, em meio à correria do dia a dia, algumas vitaminas podem se perder pelo caminho, e um exame de sangue ajuda a identificar eventuais deficiências.
Respeitar as doses
Uma das maiores preocupações dos médicos no que diz respeito à suplementação vitamínica é a superdosagem. Tomar cápsulas sem necessidade ou em quantidade exagerada pode causar hipervitaminose, que só traz prejuízos à saúde.
O excesso de vitaminas A e D, por exemplo, pode causar náusea, vômitos, fadiga, e cálculo renal. Segundo a médica, isso acontece porque elas são lipossolúveis, ou seja, não são excretadas pela urina.
No caso das vitaminas C e do complexo B, que são hidrossolúveis, a superdosagem sobrecarrega os órgãos e representa um gasto desnecessário de dinheiro.
Qual é o melhor horário para tomar vitaminas?
Suplementos de vitaminas geralmente são melhor absorvidos quando ingeridos junto às refeições, mas é preciso observar alguns detalhes. Segundo informações do Hospital Sírio-Libanês, as fibras atrapalham a absorção da maioria das vitaminas – portanto, melhor não tomar junto com o pão integral do café da manhã, por exemplo.
Especialmente no caso das vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K, que precisam de gordura para serem absorvidas, o melhor momento para ingeri-las é durante o almoço. Já os multivitamínicos podem ser tomados junto a qualquer refeição, de preferência sem fibras e sempre com bastante água.
Por outro lado, o cálcio precisa de um ambiente ácido no estômago e funciona melhor em jejum – antes de dormir, por exemplo. Como cada suplemento interage de forma diferente com a alimentação e o organismo, recomenda-se dividir as doses ao longo do dia e evitar tomar tudo de uma vez.
Interação entre vitaminas
Combinações entre vitaminas e sais minerais podem ajudar ou atrapalhar a absorção pelo organismo. De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, o ferro e a vitamina C devem ser consumidos juntos, pois um potencializa o efeito do outro.
Já o cálcio não combina com o ferro, e o ômega 3 deve ser ingerido sozinho para não competir com os outros nutrientes. Para organizar o cronograma dos seus suplementos, conte com a ajuda do seu médico.
Importância das vitaminas
- Guia das vitaminas: conheça as mais importantes e saiba consumir
- Como saber se falta vitaminas no corpo: veja sintomas
- A, B, C, D e E: por que essas vitaminas estão nos cosméticos
Original Author: Fausto Ramirez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/fausto-ramirez
Original ID value: 165304
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/imj/salud/7766/consejos-para-tomar-correctamente-las-vitaminas