Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, testaram recentemente um dispositivo que pode, no futuro, ser um grande aliado da saúde. O colar inteligente, como descrito pelo estudo em questão, monitora constantemente alguns aspectos do organismo – e tudo com base em algo simples: nosso suor.
Colar inteligente monitora a saúde através do suor
Usado em torno do pescoço, o colar inteligente em questão é um dispositivo de fecho e pingente funcional que foi usado para monitorar os níveis de glicose dos participantes de um estudo enquanto eles se exercitavam. Para o estudo, publicado recentemente no periódico científico Science Advances, os voluntários praticaram 30 minutos de ciclismo indoor, pausaram por 15 minutos e consumiram bebidas açucaradas antes de retomar a atividade física.
Com base no fato de que, após o consumo das bebidas, os níveis de glicose no corpo aumentam, pesquisadores usaram a situação para testar se o sensor do colar seria capaz de detectar isso no suor dos participantes. Repleto de biomarcadores (substâncias presentes em fluidos corporais), o suor pode revelar informações importantes sobre males físicos e até emocionais – e, baseando-se nestes biomarcadores, o colar teve sucesso na detecção do aumento da glicose.
Isso, por sua vez, sugere que ele pode ser útil para monitorar outras substâncias químicas importantes no suor, tudo de forma não-invasiva.
A disponibilização de um produto semelhante ao protótipo pode demorar, mas, por agora,, os pesquisadores se mostraram otimistas. “Esperamos que esses sensores possam ser integrados perfeitamente aos nossos pertences pessoais e que possam nos ajudar a rastrear melhor nossa saúde no futuro”, declarou Jinghua Li, coautora do estudo, em um comunicado publicado no site da Universidade de Ohio.