Recentemente, a atriz Carolina Dieckmann surpreendeu os seguidores ao falar sobre sua rotina matinal. Em um post no Instagram, ela afirmou que raspar a língua é uma das primeiras coisas que faz para começar o dia – e o hábito, que é uma prática bastante comum entre os adeptos da medicina ayurvédica, tem benefícios que vão além da melhora no hálito.
Carolina Dieckmann fala sobre raspagem da língua
Em seu perfil na rede social, Carolina Dieckmann compartilhou uma foto de si mesma e, na legenda, descreveu sua rotina matinal. “Acordar, raspar a língua, meditar… Ela faz a ayurvedinha delaaaa”, escreveu a atriz, se referindo à ayurveda, um tipo milenar de medicina. Neste ramo, o foco não está apenas na saúde física, mas sim na harmonia entre o corpo, a mente e a alma – e raspar a língua tem um papel importante nisso.
https://www.instagram.com/p/CMM22ZKJ67J/
Benefícios de raspar a língua
Conforme explica a cirurgiã-dentista Marina Salim, do ponto de vista de saúde bucal, raspar a língua é tão importante quanto usar o fio dental em todas as escovações. Segundo ela, ao longo do dia, um muco chamado saburra bucal, composto por restos de alimentos, bactérias, células epiteliais e saliva, vai se formando sobre a língua, e retirá-lo não só tira a aparência esbranquiçada dela como também melhora o hálito.
Para a ayurveda, no entanto, os benefícios vão muito além. De acordo com Livia Loiola, terapeuta e professora na Escola de Ayurveda, o acúmulo deste muco pode atrapalhar a expiração e, portanto, retirá-lo auxilia a respiração de forma geral. Além disso, ela enfatiza que raspar a língua pela manhã melhora também a digestão das refeições.
“Essa prática melhora o paladar, que é um aspecto fundamental para a boa digestão. A língua é o primeiro órgão da nossa digestão que entra em contato com o alimento e, pela ação do paladar, ela transmite informações muito importantes para o nosso corpo se preparar para produzir quantidades adequadas de secreções digestivas”, afirma a especialista, que enfatiza ainda questões de autoconhecimento relacionadas ao hábito.
Segundo Livia, a partir desta prática, passa-se a analisar a saúde da língua diariamente. “Você pode associar esse momento à sua reflexão de entender como foi sua noite de sono, o que você comeu, avaliar se percebe diferença na espessura dessa camada de muco, na cor, no cheiro, se ela é mais pegajosa ou menos”, diz, explicando que isso ajuda a ficar de olho em fatores que estão prejudicando a digestão.
Como raspar a língua
Disponíveis tanto em plástico quanto em metal, raspadores de língua são facilmente encontrados em farmácias e lojas online, e utilizá-los é bem simples. Com cuidado, basta segurá-lo pelas alças e raspar a língua fazendo um movimento de dentro para fora, arrastando o objeto do fundo até a ponta da língua de maneira suave para não machucá-la.
Como mexer na base da língua causa ânsia em algumas pessoas, Marina recomenda fazer tudo aos poucos. “Respire fundo, solte o ar pelo nariz e vá todo dia se acostumando com a higiene da língua. Em algum momento, não sentirá mais tanta ânsia”, afirma a cirurgiã-dentista, lembrando que o mesmo vale para a escovação da língua, que deve acontecer antes da raspagem.