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Cardápio que faz verdadeira "faxina" no fígado: nutricionista indica o que comer

Publicado 5 Abr 2017 – 10:15 AM EDT | Atualizado 16 Mar 2018 – 10:40 AM EDT
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Exageros cometidos em festas e períodos de férias não somente provocam inchaço e aumento de peso como também sobrecarregam o fígado. A intoxicação do órgão por álcool e comidas gordurosas pode gerar sintomas sérios. Realizar um detox para limpar o órgão ajuda a aliviar desconfortos e emagrecer. Em seu perfil no Instagram, a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat lista as melhores comidas para fazer uma verdadeira “faxina” no fígado.

Alimentos que ajudam a limpar o fígado

Couve: além de promover a saciedade, ajudar no funcionamento do intestino e evitar o acúmulo de gordura, o alimento ainda é fonte de ferro, que previne doenças como anemia e câncer. Seu alto teor de vitamina C ainda faz com que seja antioxidante e poderoso para a faxina do fígado.

Brócolis: o alimento é uma verdadeira bomba de nutrientes e não melhora apenas o funcionamento do fígado. Rico em vitamina C e K, ferro, fibras e ácido fólico, ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco, auxilia a formação adequada do sangue e no transporte de oxigénio através do corpo.

Couve-flor: o alimento é rico vitaminas C, B5 e K, antioxidantes e fibras e faz parte do grupo dos crucíferos, que auxiliam no processo de desintoxicação hepática. Além disso, o vegetal é versátil, permitindo diversas receitas, e tem poucas calorias.

Repolho: o alimento possui nutrientes únicos para o bom funcionamento do trato digestivo, amenizando a constipação intestinal e limpando o cólon, fortalece o sistema imunológico, nivela a reparação celular e pode até mesmo curar dores nas articulações. Rico em vitaminas e pobre em calorias, pode ser ótimo aliado da dieta.

Água de coco: fonte de minerais e nutrientes, incluindo o cálcio, potássio, magnésio, manganês, sódio e fósforo, a bebida é poderosa no processo de hidratação e contribui para o combate de problemas estomacais, como enjoos e distúrbios alimentares.

Abacaxi: fonte de vitaminas do complexo B, diurética e conhecida por ajudar na digestão, a fruta é ótima opção para quem busca emagrecer com saúde, já que também é pouco calórica. O alimento ainda protege o corpo de doenças, reduz inflamações, acelera cicatrização e controla os níveis de colesterol. E saiba que, além da poupa, até a casca do abacaxi pode ser usada para desinchar.

Limão: fonte de vitamina C, antioxidantes e substâncias detergentes, a fruta, além de ajudar na dieta, ainda possui propriedades antibacterianas que tratam infecções como gripe e dores de garganta, e pode ser um bom aliado contra indigestão e desintoxicação. O alimento ainda é conhecido por neutralizar o pH do sangue.

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