Comum entre os praticantes de corrida, a Síndrome do Estresse Tibial Medial, popularmente conhecida como canelite, é a dor ou desconforto na parte inferior das pernas. O problema aparece geralmente logo após ou durante uma mudança na intensidade do exercício físico.
Leia também
Corrida emagrece, faz bem à saúde, combate a TPM e fortalece os ossos
O que comer antes e depois da corrida, yoga e musculação
Correr e pedalar melhora o desempenho físico
Causas
Segundo definição da American Medical Association, o problema é resultante de atividades repetitivas em superfícies rígidas ou pelo uso excessivo e forçado dos flexores do pé. O inchaço ou inflamação dos músculos, tendões e a camada fina de tecido que cobre o osso da canela também pode ser causada por variações anatômicas e características físicas do indivíduo.
Como evitar
O ortopedista Gustavo Arliani dá dicas de como evitar a canelite:
- Use um calçado que absorvem o impacto. “Além de amortecer o choque, esse tipo de calçado estabiliza a articulação do tornozelo”, explica o especialista.
- Lembre-se de realizar exercícios para fortalecimento e alongamento dos diversos grupos musculares dos membros inferiores antes e durante a temporada de prática esportiva.
- Escolha de pisos mais macios, como grama e terra, para prática da corrida. “Esteiras modernas com grande absorção do impacto são boas opções também”, afirma Arliani.
- Aumente de maneira gradual o ritmo e a duração do treinamento. Segundo o ortopedista, recomenda-se o aumento semanal de no máximo 10% na duração ou ritmo da corrida.
Quer saber como turbinar sua corrida sem prejudicar o corpo? Assista ao vídeo e veja dicas: