Benefícios do óleo de prímula

por | fev 14, 2012 | Saúde

Os benefícios do óleo de prímula decorrem de sua riqueza em vitaminas e minerais. Também usado na fabricação de sabonetes e xampus, entre outros produtos cosméticos, este óleo pode ser usado de maneira eficaz para tratar um grande número de condições.

É valorizado, principalmente, por ser fonte do Ácido Gama Linolênico, e de Ácidos Graxos Ômega 6. Considerando que o organismo humano não é capaz de fabricar esses ácidos, o óleo de prímula cumpre papel fundamental em fornecê-los. Ambos são importantes para manter saudáveis a pele, o cabelo e as unhas, mas não só.

Ainda que este óleo seja mais conhecido para o tratamento dedicado à menopausa, suas propriedades medicinais também abrangem a cura da artrite, ou de doenças inflamatórias, ameniza os efeitos da Doença de Alzheimer, ajuda a tratar condições cardíacas, impotência e infertilidade.

Controla, ainda, doenças de pele, como a acne, a psoríase, e o eczema. No corpo feminino pode ser utilizado para amenizar as dores nos seios, causadas pela Tensão Pré-Menstrual.

Uma observação fundamental é que não pode ser ingerido por mulheres grávidas, por aqueles que estejam prestes a tomar anestésicos, por quem sofre com ataques convulsivos, ou que esteja a ingerir medicamentos para distúrbios mentais.

Outro fator importante sobre o óleo de prímula, é que sua eficácia depende da Vitamina E. Ou seja, se for beber uma cápsula de 500 miligramas, terá que em seguida, beber uma cápsula de Vitamina E com a mesma quantidade. Isso porque os ácidos graxos oxidam rapidamente, e a Vitamina E prolonga sua vida útil.

O mesmo é válido para o uso tópico. Se pretende aplicar o gel para tratar alguma inflamação, como a artrite por exemplo, abra uma cápsula de Vitamina E, e passe-o por cima.