Nativa da floresta amazônica, a planta jaborandi tem suas propriedades medicinais utilizadas pelas tribos indígenas há muitos anos. Usadas pelos íindios para tratamento de feridas na boca e como antídoto a venenos, essa planta se destaca pela capacidade de estimular o suor, a salivação e a urina. Tanto é que, em tupi-guarani, é chamada de “yaboran-di”, que significa para “planta que faz babar”.
Leia também:
Vagem rejuvenesce e previne contra a diabetes
Xarope de mel com limão e alho para a tosse
Gengibre para aliviar a enxaqueca
Xarope natural
Entre os efeitos do jaborandi estão o aumento da secreção das membranas mucosas do aparelho respiratório, do estômago e do intestino. Essa propriedade faz da planta um bom remédio natural contra tosse, já que é expectorante e ajuda a eliminar as substâncias que provocam contrações pulmonares. Esse efeito também é útil para aliviar os sintomas das gripes, resfriados e bronquites.
Como preparar
Para minimizar a tosse, faça uma infusão uma colher de sopa da erva seca em uma xícara de água filtrada.
Cabelo
Pesquisas indicam que o jaborandi é bastante eficaz para evitar a queda de cabelo e fortalecer a resistência dos fios. Esse efeito deve-se a sua forte ação tonificante que age diretamente no couro cabeludo. A planta já tem sido utilizada pela indústria farmacêutica na composição de shampoos. O chá preparado com a erva também pode ser usado com essa finalidade.
Como preparar
Para um litro de água, misture duas colheres de sopa da planta seca e ferva. Depois de coar, espere até que a bebida fique morna e aplique nos cabelos limpos e molhados.
Restrições
Antes de começar a utilizar o jaborandi, procure a orientação de um médico. Essa planta pode desencadear reações alérgicas e, em doses exageradas, causa diarreia e vômito. O uso é vetado para gestantes e para pessoas que sofrem de broncoespasmos.