A pitanga é uma fruta brasileira, originária das regiões de Mata Atlântica. Sua aparência particular e o sabor azedinho fazem com que ela seja muito apreciada. E, apesar de tão pequenina, ainda traz muitos benefícios à saúde. Conheça alguns:
Leia mais:
Benefícios da beterraba
Propriedades do abacaxi para a saúde e a dieta
Benefícios do gengibre
Benefícios da pitanga
A pitanga é rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro; o que caracteriza grande potencial antioxidante favorável à prevenção de doenças como osteoporose.
Em sua composição, estão presentes ainda antocianinas e fenóis, substâncias capazes de prevenir doenças degenerativas e atuantes na proteção das moléculas de DNA contra mutações que podem levar ao câncer.
Benefícios das folhas de pitanga
As folhas de pitanga, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e doenças estomacais; por agirem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais. Elas também ajudam no tratamento de bronquite e reumatismo.
Como consumir pitanga?
Suco de pitanga
Para preparar um suco de pitanga, bata ¼ da polpa da fruta para cada 200ml de água, ou quantas unidades preferir, adicionando folhas de hotelã. Adoce com mel e beba em seguida para que as propriedades não se percam.
Chá de pitangueira
Coloque dez folhas de pitangueira bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia, quente ou frio.
Entretanto, é sempre importante consultar um médico para receber orientações sobre o tratamento adequado, especialmente pacientes com doenças crônicas, grávidas, lactantes e crianças.