Beber enquanto come pode inibir o Sistema Digestivo

Beber enquanto come pode inibir o trabalho do Sistema Digestivo porque provoca aumento da insulina, que por sua vez, aumenta a absorção das partículas de gordura pela corrente sanguínea. A teoria é de que a comida “desce” mais facilmente quando se bebe água ou suco, enquanto se come. O que maioria das pessoas não sabe é o quanto isso é errado e prejudicial, conforme afirma Shonali Sabherwal, um dos conselheiros macrobióticos da empresa Acccording, especialista no tema.

Pessoas que sofrem com problemas digestivos, e bebem enquanto comem, estão piorando o funcionamento do próprio sistema de digestão. Quem não tem desordens do gênero, está deixando o organismo predisposto a desenvolver uma doença estomacal.

O estômago possuia a capacidade de saber quando está entrando comida no corpo, e de imediato, começa a liberar sucos gástricos. Quando se bebe água, por exemplo, ao mesmo tempo, o que se faz é diluir esses sucos, impedindo o trabalho digestivo.

Na prática, o líquido é absorvido pelas paredes estomacais, e essa absorção continua até que o organismo consiga liberar sucos gástricos que estejam densos o suficiente para digerir a comida. Ou seja, o corpo passa a ter um trabalho extra para conseguir fazer a digestão.

Além disso, pela mistura com o líquido, os sucos digestivos ficam mais espêssos do que o conteúdo alimentar no estômago. Logo, há menos fluído gástrico para ser secretado, e os alimentos não são completamente digeridos. As partículas de comida que não são destruídas, acabam por ser absorvidas pelas paredes do estômago, causando refluxo e asia.

Todo esse processo reflete em maior liberação de insulina no organismo, e quanto maior for a quantidade de insulina, maior será a armazenagem de gordura, resultando em quilinhos extras.

O mais indicado, conforme orientações do especialista indiano, é beber um copo de água no período de 2 horas antes da refeições. E para evitar a “necessidade” de beber enquanto come, evite alimentos salgados.