Banana previne doenças cardiovasculares: veja como consumir

por | maio 9, 2014 | Saúde

Originária da Ásia, a banana é uma fruta comumente consumida no Brasil, e quem dispensa esse alimento do cardápio, está deixando de aproveitar uma série de benefícios importantes para saúde do organismo. Rica em nutrientes essenciais como fibra, potássio e fósforo, a banana faz bem para a saúde, é aliada no combate a doenças cardiovasculares, na regulação do funcionamento do organismo e é uma excelente fonte de energia.

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Qual é o melhor tipo de banana para consumir?

Segundo a nutricionista Alessandra Belickas Carreiro, do Fleury Medicina e Saúde, a d iferença entre os tipos de banana é, basicamente, seu valor calórico, já que a composição nutricional é bem parecida. “A banana da terra, por exemplo, é a que possui maior valor energético, 128 Kcal em 100g, e a com menor valor energético a banana-maçã, que tem 87 Kcal em 100g do alimento”, explica.

Para quem quer emagrecer, por tanto, a banana-maçã é o tipo mais recomendado, inclusive pela concentração de fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. “Em média, a cada 100g de fruta temos dois gramas de fibra”, pontua a nutricionista.

Pode comer a casca da banana?

Segundo a nutricionista, existem estudos que indicam que a casca da fruta contém nutrientes importantes como fibras e minerais. “Porém, vale ressaltar que na casca das frutas os agrotóxicos podem se concentrar e, dependendo da fruta e da forma de cultivo, isso pode ser perigoso”, explica. Sendo assim, uma dica para aproveitar as cascas das frutas com mais segurança, é investir na compra de alimentos orgânicos.

Porque quem pratica esporte deve comer mais banana?

A nutricionista explica que a banana ajuda a repor o potássio perdido durante a atividade física – processo que leva ao surgimento das cãibras, mas esse não é o único motivo. “Outros minerais, a falta de carboidrato ou a hidratação incorreta também podem causar este sintoma. Nessa situação, a banana pode ser uma boa alternativa de alimento para consumir antes do exercício ou durante os exercícios mais longos, com duração maior de uma hora”, afirma Alessandra.