Já ouviu falar nos alimentos vivos? Esse grupo engloba apenas alimentos de origem natural e que não tenham passado por nenhum processo industrial antes do consumo. Sementes germinadas, frutos, legumes e verduras fazem parte conjunto. A dieta à base de alimentos vivos, também chamada de crudivorismo, tem se popularizado no Brasil e conta com benefícios importantes para a saúde.
Leia também:
Comprar alimentos orgânicos vale a pena?
Alimentação orgânica x alimentação vegetariana
Quais alimentos têm mais agrotóxicos?
Por que comer alimentos vivos?
Ricos em vitaminas, minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, a alimentação viva preza pela máxima absorção de nutrientes por meio do consumo in natura da comida. “Quando submetemos um alimento a uma temperatura maior do que 43º C graus, perdemos grande parte dos nutrientes. Ao cozinhar a comida você perde 50% das proteínas presentes, 70 a 90% das vitaminas e minerais e até 100% dos fitonutrientes, além de enzimas fundamentais para a boa digestão”, explicou a nutricionista Vivian Oliveira, em entrevista sobre os benefícios dos alimentos vivos ao site Bolsa de Mulher.
Além disso, esse grupo de alimentos é benéfico para aumentar a disposição física, regular o funcionamento do intestino e até mesmo ajudar no combate a doenças cardiovasculares e diabetes.
Quais são os alimentos vivos?
Quanto mais orgânico e fresco for o alimento, maior é a sua vitalidade. Assim, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes germinadas, brotos e leguminosas, por exemplo, são as opções mais comuns de comidas vivas.