Fraqueza nas articulações, instabilidade nos movimentos e dor nos ossos são alguns dos principais sintomas da osteoporose. Embora a doença também esteja relacionada a condições como hereditariedade e o alcoolismo, a alimentação é um dos principais fatores que podem levar ao desenvolvimento do problema, especialmente em função do déficit de cálcio. Confira alguns alimentos que ajudam a prevenir osteoporose para incluir já na dieta.
Cálcio
O cálcio é o principal nutriente responsável pela resistência e pela dureza da estrutura óssea e dentária do corpo humano. Por isso, é fundamental apostar em alimentos ricos nesse mineral, como leite, queijo, ovos e vegetais verde escuro.
Vitamina D
Além do cálcio, a vitamina D também é um nutriente muito importante no combate à osteoporose. Isso porque essa vitamina facilita a maior absorção do cálcio pelo intestino. Para suprir as necessidades diárias de vitamina D, peixes como salmão, atum e bacalhau são bons aliados – que contêm ainda os benefícios do ômega 3 para o coração.
Vitamina K
A vitamina K também participa da formação óssea e é indispensável para a sua boa formação estrutural. Alimentos como brócolis, couve-manteiga, repolho e lentilha contêm quantidades significativas desse elemento.
Magnésio
Aposte em alimentos como acelga, beterraba, quiabo, espinafre e amêndoas para incluir mais magnésio na dieta – esse mineral também ajuda na absorção do cálcio proveniente da alimentação.
Leia também:
Probabilidade de osteoporose é três vezes maior em mulheres do que em homens
Saiba quais médicos podem descobrir e tratar a osteoporose
Ameixa contra a osteoporose