A prisão de ventre é um problema comum entre adultos e crianças e têm entre as principais causas dietas pobres em fibras, consumo insuficiente de água e sedentarismo. Por outro lado, existem pessoas que sofrem com um problema oposto: intestino solto. Nesses casos, qualquer descuido na hora de se alimentar pode desregular o intestino. Confira alguns alimentos que prendem o intestino e ajudam a evitar diarreia.
Carne vermelha
Rica em proteínas, a carne vermelha demora mais para ser digerida e exige maior esforço do aparelho gastrointestinal. Com isso, acaba ajudando a prender o intestino e retardar a formação do bolo fecal.
Goiaba
Os fitoquímicos presentes nessa fruta reduzem a movimentação do intestino, o que acaba tornando-o mais lento. A fruta é eficaz como tratamento natural para disenteria leve.
Caju
O caju conta com alta concentração de fibras insolúveis que não são digeridas no estômago e chegam inteiras ao intestino. Isso faz com que o volume do bolo fecal aumente e evita que as fezes sejam eliminadas com muita água.
Gelatina
Na composição da gelatina existem ingredientes que não são digeridos pelo estômago e que, portanto, deixam o bolo fecal mais espesso e ajudam a controlar o funcionamento do intestino.
Mandioca
Rica em fibras e em carboidratos de alto índice glicêmico, a mandioca ajuda a regular o funcionamento do intestino, evitando que o bolo fecal fique muito aquoso. Procure não consumi-la frita, já que o óleo pode irritar o aparelho gastrointestinal e provocar diarreias.
Leia também:
Shake para regular o intestino
Intestino preso: 7 dicas para melhorar
Síndrome do intestino irritável: o que é?