O dia a dia agitado se reflete no aumento generalizado nos níveis de estresse das pessoas. A boa notícia para quem sofre com esse problema é que existem alguns alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade e a irritação e elevam a sensação de bem-estar. Veja quais são os alimentos que ajudam a diminuir o estresse para incluir no cardápio.
Carboidratos complexos
Os alimentos ricos em carboidratos complexos aumentam a produção de serotonina – hormônio ligado à sensação de bem-estar – e, assim, ajudam o organismo a relaxar. Massas integrais, grãos, cereais e leguminosas fazem parte desse grupo.
Cebola
A cebola contém quercetina, um poderoso antioxidante e calmante natural. Por esse motivo, o alimento é usado desde a antiguidade para acalmar e relaxar o corpo.
Fibras
O intestino também está ligado à produção de serotonina. Por isso, o consumo de alimentos ricos em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do órgão, contribui para aliviar o estresse. Cereais e massas integrais, vegetais de folhas verdes e escuras e algumas frutas são alimentos altamente fibrosos.
Peixes
Entre os diversos benefícios do ômega 3 está sua atuação nas funções cognitivas, o que contribui para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro e diminuir a ansiedade. Peixes como salmão e sardinha e frutos do mar são ricos nessa gordura.
Leia também:
Como se livrar do estresse?
Chás e aromas que diminuem o estresse
Teste: Você sabe driblar o estresse?