Alimentos que ajudam a controlar a diabetes

por | jun 30, 2016 | Saúde

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas cuja função é fazer com que o açúcar presente do sangue entre nas células e se transforme em fonte de energia. Quando existe uma falha na produção ou ação da insulina, desenvolve-se a doença chamada de diabetes mellitus.

Leia também:

Conheça os benefícios da batata yacon, grande aliada de quem tem diabetes

Alimentos integrais: por que aceleram o emagrecimento?

Biomassa de banana verde pode ser feita em casa e controla a diabetes

Existem dois tipos de diabetes: a DM tipo 1 acontece quando o pâncreas deixa de produzir insulina por completo e a DM tipo 2 é resultado da produção insuficiente ou resistência dos tecidos à ação do hormônio.

Sintomas de diabetes

Boca seca, emagrecimento rápido (DM tipo 1), fraqueza, letargia (perda temporária ou completa da sensibilidade e do movimento), aumento da frequência urinária (muitas vezes o pessoa acorda de noite com vontade de urinar) e fome excessiva são os principais sintomas da doença.

Apesar de não ter cura, a nutricionista Analuiza Nogueira dos Santos afirma que com a adoção de hábitos saudáveis, é possível conviver em paz com a diabetes. “Por meio de uma alimentação equilibrada, hábitos de vida saudáveis e pratica de atividade física os pacientes portadores de DM podem ter um ótimo controle glicêmico”, explica a profissional da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor.

Alimentos proibidos para diabéticos

Carboidratos simples e doces são transformam em glicose quando acabam de ser metabolizados, por isso devem ser ingeridos em baixíssimas quantidades. O consumo de gorduras também precisa ser reduzido, já que quem tem diabetes apresenta maior propensão a desenvolver doenças cardiovasculares. A nutricionista listou os alimentos proibidos para diabéticos e quais devem ter o consumo moderado.

Alimentos que ajudam a controlar a diabetes

Confira os alimentos que são grandes aliados no controle da diabetes, segundo a profissional.

Alimentos ricos em ômega-3 reduzem os níveis de triglicérides e colesterol no sangue, que estão elevados na maioria dos pacientes diabéticos.Presente em peixes como salmão, sardinha e cavalinha

A linhaça também é fonte de ômega 3

Azeite de oliva extra-virgem é fonte de antioxidantes e ácido graxo monoinsaturado, contribuindo para a redução do colesterol no sangue.

Semente de oleaginosas (amêndoas, castanhas, avelã, nozes, pistache e macadâmia) tem baixo índice glicêmico e elevado teor de fibras e magnésio. Contribuem para a redução da glicemia de jejum e da pressão arterial.

Estudos têm demonstrado que a canela melhora o controle glicêmico em pacientes com DM tipo 2

Batata yacon é fonte de inulina, um polissacarídeo não digerível que reduz a glicemia de forma bastante eficaz.

Graças às fibras, a aveia tem a capacidade de reduzir a glicemia e níveis de insulina.

Frutas também contêm fibras e podem entrar na dieta, apesar de serem carboidratos

Biomassa de banana verde apresenta alto teor de amido resistente, que contribui para a redução da glicose e do colesterol no sangue. Além de ser fonte de magnésio, mineral importante para sinalização da insulina.