Alimentos proibidos para diabéticos

por | jun 30, 2016 | Saúde

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, cuja função é fazer com que o açúcar presente no sangue entre nas células, se transformando em fonte de energia e equilibrando a glicemia. Quando essa secreção deixa de ser produzida ou passa a atuar de forma ineficiente, desenvolve-se a diabetes mellitus.

Leia também:

Entenda por que o índice glicêmico é fundamental para controlar a diabetes

Conheça a importância das fibras para o organismo

7 passos para começar a se exercitar

Por perder a capacidade de metabolizar o açúcar recebido através da alimentação, o portador da doença deve moderar ou até cortar o consumo de muitos alimentos a fim de garantir uma vida saudável. “A diabetes não tem cura, mas por meio de uma alimentação equilibrada, hábitos de vida saudáveis e pratica de atividade física os pacientes podem ter um ótimo controle glicêmico”, afirma a nutricionista Analuiza Nogueira dos Santos, da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor.

O que não comer na diabetes

Confira os alimentos que devem ser excluídos da dieta ou consumidos em pequenas quantidades, de acordo com a profissional.

Sacarose, mel, melado, rapadura açúcar e açúcar mascavo. Todos eles elevam a glicemia rapidamente, inclusive os mais naturais e saudáveis, como mel e açúcar mascavo.

Adoçantes à base de frutose, sorbitol e manitol apresentam valor nutricional considerável e podem trazer complicações à doença.

Carboidratos refinados, como arroz, pão, biscoitos, bolos e preparações feitas com farinha de trigo refinada apresentam alto índice glicêmico, isso é, elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Vale lembrar que o produto final do metabolismo dos carboidratos é a glicose, por isso o consumo deve ser moderado.

Refrigerantes, sucos prontos e artificiais também apresentam altas doses de açúcar e elevam a glicemia rapidamente.

Geleias contêm altas concentrações de açúcar. Consuma apenas as versões diet.

Bolos, sorvetes e pudins são fontes de açúcar e gordura, dois inimigos da diabetes.

Alimentos de origem animal (leite, manteiga, carnes) são ricos em gordura saturada aumentam os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, que sobra na circulação e entope os vasos sanguíneos. “O consumo dessas gorduras deve ser reduzido para diminuir o risco de doença cardiovascular, visto que, o diabetes por si só, já é considerado um fator de risco para essa enfermidade”, explica a nutricionista.

A gordura trans age de maneira semelhante à gordura saturada, mas é ainda pior, pois consegue reduzir os níveis de colesterol bom. Ela está presente no sorvete, nos salgadinhos e bolachas recheadas.