Os alimentos com Vitamina B3 são essenciais para o corpo devido à proteção que proporcionam à uma série de condições degenerativas, indo da saúde da pele, à saúde dos olhos.
Também conhecida como niacina, a vitamina B3 é uma das principais no grupo compõe o complexo B.
Tem sido exaustivamente estudada, desde sua descoberta no século 19. Trata-se de um cristal branco e inodoro, solúvel na água, sendo considerada uma das vitaminas mais estáveis, resistente à altas temperaturas e à oxidação.
A niacina é vital para que se tenha uma circulação sanguínea adequada. Diminue os triglicérides e o colesterol ruim no sangue, ajuda no processo de perda de peso, aumenta a energia, limpa as toxinas, e previne, tanto enxaquecas, quanto problemas de ordem cardiovascular.
Cumpre papel importante na manutenção do bom estado das articulações, e pelo seu poder anti inflamatório, reduz os sintomas da artrite.
Previne a Doença de Alzheimer, a pelagra, doenças, ou inflamações no intestino, esclerose múltipla, problemas com o ciclo menstrual, a Gota, a catarata e, ainda, a diabetes.
Outra função é o auxílio na quantidade necessário de hormônios, melhora o metabolismo do corpo, e ajuda a manter o tônus muscular.
É absorvida pelo estômago e pelos intestinos, onde o organismo armazena uma grande quantidade desta vitamina nos tecidos.
Essa armazenagem vem da necessidade frequente que o corpo tem da B3. O organismo também trabalha para manter-se suprido com B3 sintetizando uma substância chamada triptofano, um aminoácido, que é convertido em niacina.
Ainda assim, há chances de termos deficiência. Quando há deficiência de niacina, os sinais emitidos pelo corpo são indigestão, falta de apetite, diarreia, e até problemas mentais.
Existe uma lista abundante de fontes de vitamina B3, também fontes de proteína em sua maioria. São os peixes, carnes vermelhas, aves, amêndoas, massas, espinafres, batata, couve, azeitonas, couve de bruxelas, sementes de girassol, pimentão, tomate, e kiwi, entre muitos outros.
A necessidade diária de B3 para uma criança é de 7 miligramas, para os adolescentes de cerca de 11, para as mulheres, entre 13 e 15, e os homens precisam de cerca de 19 miligramas em sua dieta alimentar.