A alcachofra é uma bomba de nutrientes pela quantidade e potencialidade da maioria de seus componentes.
Este foi um dos alimentos mais caros e valiosos na Grécia antiga, e um dos alimentos mais apreciados durante o Império Romano.
É considerada um dos alimentos mais nutritivos de todo o planeta terra.
Numa avaliação concreta: 100 gramas de alcachofra contém 12 gramas de carboidratos, 53 calorias, 8,8 gramas de açúcar, 2,4 gramas de fibra dietética, 3 gramas de proteína, 1,1 g de niacina, 300 mg de potássio, 60 mg, de sódio e 42 mg de magnésio.
Também contém ferro, zinco, cobre, vitaminas do grupo B, vitamina C, tiamina, riboflavina, lutelin, folato, e uma de série de outros nutrientes de nomes difíceis, que são, porém, fundamentais para o corpo humano.
Tudo isso faz com que a alcachofra seja um dos remédios naturais mais procurados. Seu extrato é um remédio extremamente potente, principalmente para aqueles que querem tratar a obesidade, ou perder peso.
É também recomendada para quem sofre de Diabetes Tipo 2.
O extrato é altamente benéfico para o bom funcionamento do aparelho cardiovascular.
Também combate o excesso de acidez no organismo.
É um diurético natural, e seus ingredientes ativos auxiliam no tratamento de inúmeros problemas do fígado. Sendo que, ainda, alivia dor nos rins, melhora e acelera a digestão, e reforça o sistema imunológico.
Melhora a disepsia, a síndrome do intestino irritável, previne a arterosclerose, combate os sintomas da enxaqueca, e melhora a aparência da pele, pois a alcachofra possui alto poder como antioxidante das células.
Está disponível todo o ano, não sendo um legume de época. Mas seu ápice como alimento nutritivo pode ser melhor aproveitado quando colhida durante a primavera.
Consumi-la pelo menos três vezes por semana, é garantir um corpo ativo, saudável, mais forte e mais jovem também.