Quase todo mundo já teve piolhos, ainda mais quem possui cabelos longos. Seja com bicarbonato ou óleo de coco, os tratamentos caseiros contra piolho são uma boa maneira de eliminar o parasita, que se reproduz rapidamente se não for controlado.
“Essas receitas caseiras não são capazes de matá-los, mas os deixam mais lentos, o que facilita removê-los”, explica Cintia Guedes Mendonça, dermatologista da Clínica Vitalli. Além disso, as fórmulas são menos agressivas do que as versões industrializadas e, portanto, agridem menos o couro cabeludo.
Apesar de não terem resultados imediatos, se usadas em longo prazo elas podem promover a extinção do problema. “O ideal é aplicá-las por 3 dias consecutivos e repetir tudo após uma semana”, explica a especialista, que também indicou os remédios caseiro para piolho mais eficientes. Confira:
Como eliminar piolhos: 5 receitas caseiras potentes
Com vinagre
Dilua 100 ml de vinagre de qualquer sabor na mesma quantidade de água e aplique nos cabelos levemente molhados. Aguarde duas horas com uma touca ou sacola plástica nas madeixas para que a ação do produto seja potencializada.
Depois, posicione a cabeça sobre um tecido claro e penteie os fios com um pente de dentes finos para que os piolhos saiam. Por fim, coloque-os em um pote com álcool e aguarde meia hora para que morram e não infestem mais ninguém.
Com bicarbonato
Usar bicarbonato para piolho é simples e eficaz: basta misturar 1 colher de sopa do pó em 1 xícara de chá de condicionador ou outro hidratante para os cabelos. Aplique nos fios úmidos e deixe agir por duas horas, cobrindo com uma touca ou sacola plástica para aumentar o efeito.
Em seguida, basta pentear os fios sobre um pano claro e colocar os piolhos e lêndeas que saírem em uma solução de álcool por meia hora.
Com arruda
Além de ter propriedades medicinais, o chá de arruda combate piolhos. A fórmula é simples: Prepare 200 ml da infusão, espere amornar e aplique nos cabelos, deixando por 2 horas com uma touca ou sacola plástica.
Depois, penteie os fios e coloque os piolhos e lêndeas que saírem em um recipiente cheio de álcool por 30 minutos.
Sal
Misture duas colheres de sopa do sal em um copo de água e mexa até dissolver. Passe nas madeixas, cubra com uma touca ou sacola plástica e aguarde meia hora.
Em seguida, penteie os fios e deixe os parasitas que saíram no álcool para eliminá-los.
Óleo de coco
Esse remédio caseiro para piolho passado pela dermatologista Cintia Guedes Mendonça leva óleo de coco, azeite e maionese. É só misturar a mesma quantidade dos três ingredientes, passar nos cabelos e deixar agir por 2 horas.
Por fim, passe o pente fino para retirar os parasitas e coloque-os em um vidro com álcool até que morram.