5 dicas para ter sucesso na dieta

por | ago 11, 2014 | Saúde

O início de uma dieta ou  reeducação alimentar não é fácil. A diminuição da quantidade de comida, as restrições em relação a tipos de alimentos e horários e a resistência às tentações são fatores que podem derrubar o processo se não forem bem controlados. A boa notícia é que existem algumas técnicas que você pode colocar em prática no dia a dia para atravessar esse período de adaptação sem sofrer.

Durma bem

A qualidade do sono é um fator muito importante para a regulação de diversas funções do organismo. É durante a noite que o corpo produz os hormônios que controlam a sensação de saciedade durante o dia. Além disso, o metabolismo de pessoas que dormem entre seis e oito horas por dia tende a funcionar muito melhor e queimar até 50% mais gordura do que o de quem dorme muito pouco.

Mastigue devagar

O cérebro demora em média 20 minutos para compreender que a fome está saciada, daí a importância de comer devagar – se você come muito rápido pode acabar consumindo quantidades exageradas. Essa prática também ajuda no controle do peso por melhorar a experiência da refeição, já que o sabor é melhor aproveitado.

Sem restrição

O sucesso da reeducação alimentar não depende da eliminação total de um prato no cardápio e pode ser um hábito estressante. A dica é controlar a quantidade de comida ingerida e apostar na diversidade de nutrientes.

Coma regularmente durante o dia

Ficar muito tempo sem comer provavelmente vai fazer com que você exagere na refeição seguinte e acabe saindo da dieta. Aqui a dica é apostar em lanches saudáveis para comer entre café da manhã, almoço e jantar. Frutas e cereais são boas opções refeições intermediárias.

Concentre-se na comida

Já reparou que você come muito mais rápido quando está assistindo televisão, lendo ou trabalhando no computador? Isso faz com que você perca a noção do que e do quanto está comendo. Na hora das refeições, tire um tempo para se concentrar apenas em saborear a comida, isso ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

Leia também:
Dieta x reeducação alimentar: você sabe a diferença?
A
limentos que aumentam a sensação de saciedade
A
limentos que engordam a barriga para passar longe