5 alimentos bons para os rins

Os rins exercem funções vitais no organismo e funciona como um filtro, que elimina toxinas do organismo. Para manter esses órgãos funcionando corretamente é muito importante atentar-se à alimentação, já que a obesidade é um dos principais fatores relacionados às falhas renais. Confira cinco alimentos que fazem bem para os rins para incluir já no cardápio.

Pimentão vermelho

Alguns sais, como o potássio, devem ser ingeridos cautelosamente, pois, em excesso, podem atrapalhar a saúde dos rins. O pimentão vermelho, pobre nesse mineral, é um alimento benéfico para cuidar desses órgãos, já que é rico em licopeno, antioxidante que previne alguns tipos de cancro, além de ser fonte de fibras, vitaminas e ácido fólico.

Maçã

Rica em fibras e em compostos anti-inflamatórios, a maçã ajuda a desobstruir os órgãos e acelera a eliminação de gordura do organismo.

Cebola

A quercatina, antioxidante presente na cebola, também ajuda a prevenir cancro renal. Outros benefícios do alimento incluem baixa quantidade de potássio e alta concentração de cromo, mineral que ajuda a acelerara metabolização de carboidratos e proteínas.

Mirtilo

Rico em antioxidantes poderosos que ajudam a renovar as células do organismo, o mirtilo é um bom anti-inflamatório, fonte de vitaminas e fibras, que ajudam a eliminar toxinas do organismo mais rapidamente.

Clara de ovo

Rica em aminoácidos essenciais, essa parte do ovo é um dos alimentos mais ricos em proteína. A clara é benéfica para os rins especialmente por ser uma boa fonte de vitaminas semelhantes aos nutrientes da gema e de carnes animais, porém mais leve e com menor índice de gordura.

Leia também:
Insuficiência renal crônica: conheça os sintomas e tratamentos
C
omo evitar cálculos renais: as famosas pedras nos rins
F
arinha de berinjea reduz absorção de gordura