null: nullpx
personalidade-Tasaudavel

Conheça os 5 grandes traços de personalidade: ajudam a entender ocomportamento humano

Teoria ajuda a entender como cada pessoa pensa, sente e se comporta
Publicado 25 Abr 2022 – 09:54 AM EDT | Atualizado 25 Abr 2022 – 09:54 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Comportamento Crédito: ArdeaA/Istock

Construída em quase sua totalidade durante a infância e parte da adolescência, a personalidade é um conceito individual de padrões estáveis que definem como cada pessoa pensa, se comporta, se emociona e age.

Acontecimentos naturais da vida podem modificar a personalidade de um indivíduo, mas a partir do momento em que ela se estabiliza, raramente sofre alterações.

Uma das teorias mais amplamente aceitas e empregadas pela comunidade científica como uma espécie de guia para estudar a personalidade é a do Big Five (os cinco grandes).

Quais são os 5 grandes traços de personalidade

De acordo com a teoria, as diferenças entre as personalidades das pessoas podem ser divididas em cinco fatores principais, sendo que cada um reflete como um indivíduo pensa, sente e se comporta. Os cinco grandes traços de personalidade são:

Abertura: avalia o quanto uma pessoa gosta de experimentar coisas novas, em detrimento do que é familiar.

Consciência: avalia o quão organizado uma pessoa gosta de manter seu ambiente e o quanto ela é confiável em seus compromissos com os outros.

Extroversão: avalia a capacidade de um indivíduo de experimentar interações interpessoais e seu nível de sociabilidade.

Amabilidade: avalia o quanto uma pessoa confia nos outros e sua facilidade no trato com as pessoas.

Neuroticismo: avalia ajustamento versus instabilidade emocional. Identifica indivíduos propensos a perturbações psicológicas.

Os especialistas acreditam que as personalidades individuais apresentam cada um desses cinco grandes traços em algum grau e que essas características permanecem bastante estáveis durante a idade adulta.


O modelo de cinco grandes fatores é muito usado por pesquisadores de personalidade e não apenas ajuda a entender melhor como as pessoas se comportam. A teoria também é utilizada para explorar as relações entre a personalidade e muitos outros indicadores de vida, como como saúde física e mental, além de sucesso em contextos sociais, acadêmicos e profissionais.


Por meio de diversos estudos, psicólogos da personalidade já puderam observar associações confiáveis entre como as pessoas se classificam em escalas de traços e como elas se saem ou se sentem, em média, em vários aspectos da vida.

Saúde e bem-estar


Compartilhar

Mais conteúdo de interesse