Saiba o que vai te ajudar a parar de comer doce

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Você já teve aquele momento em que a vontade de comer doce era maior que tudo? Você não está sozinho! Quando alimentos ricos em gordura, açúcar ou cafeína são ingeridos em excesso, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas. No caso dos doces, quem gosta muito desse tipo de alimento tem o cérebro ‘viciado’ nos circuitos de prazer que ele ativa. Contudo, algumas pessoas são compulsivas e podem não perceber.

Leia também:
Como absorver melhor os nutrientes da comida: 3 dicas da nutricionista das famosas
Faz mal beber 2 litros de água pela manhã? Como consumir a meta diária?
Como desinchar e reduzir o sódio da dieta: dica da nutricionista das famosas

Mas como saber se há esse vício? Para descobrir, recomenda-se ficar um dia inteiro sem comer doce. Se notar irritabilidade, nervosismo e ansiedade você pode estar apresentando os primeiros sinais de compulsão.

O problema é que, quanto mais vontade de comer doce, mais ocorre a procura por alimentos ricos em açúcar para sentir a sensação de prazer, diminuir a ansiedade e saciar o vício, formando um ciclo vicioso. A compulsão surge porque após ingerir uma guloseima, por exemplo, o cérebro libera substâncias químicas naturais que dão sensação de imenso prazer. Ao reconhecer esta sensação boa, o cérebro começa a pedir mais açúcar.

Alguns alimentos podem ajudar a reduzir essa vontade por doces, por possuírem nutrientes específicos que ajudam a controlar essa vontade, alguns deles são:

  • Alimentos ricos em fibras: frutas com cascas, arroz integral, vegetais, folhosos. Esses alimentos ofertam fibras que aumentam a flora intestinal benéfica do organismo, promovendo saciedade e melhora no intestino. 
  • Oleaginosas: em quantidades moderadas, são fontes de lipídios que previnem doenças e auxiliam na redução da compulsão por doces, inclusive o amendoim.
  • Frutas: banana e frutas cítricas são algumas que auxiliam na redução do estresse e consequentemente no consumo de doces e guloseimas.
  • Carnes: principalmente peixe e carnes magras, como o peru, são boas fontes de triptofano, constituem aliadas na resistência ao açúcar.

Além disso, atentos com a sua saúde separamos algumas outras dicas para você não mais cair nesse vício por doces:

  • Fique longe das tentações – ao fazer o supermercado evite comprar alimentos industrializados e açucarados. Livre-se de bolos, sorvetes e biscoitos, assim o acesso em casa será mais difícil.
  • Troque doces e açúcar por frutas – o corpo digere açúcares de frutas de um jeito específico e diferente da forma como digere o açúcar de mesa comum. As frutas contêm fibras, vitaminas e minerais e, quando consumidas em moderação, ajudam a contra-atacar os efeitos metabólicos da frutose e da glicose. 
  • Leia os rótulos – você pode se surpreender ao aprender quanto açúcar há nos alimentos que consome. O perigo está principalmente nos açúcares ocultos de alimentos industrializados que não ofertam nenhum nutriente importante para o nosso corpo, além de estimular a engordar e provocar cáries. É preciso estar atento também ao conteúdo de açúcar dos produtos, isso pode ajudá-lo a evitar alimentos altamente açucarados, livrando-o do vício.

Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular. 

Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.