Por Luana Stoduto, nutricionista*
luana@bemleve.com.br
A ração humana é um suplemento com diferentes tipos de cereais, ricos em fibra, que auxilia na perda de peso. Ela é completa (por isso o nome ração), dando a sensação de saciedade e reduzindo o apetite. Isso além de trazer outros benefícios como: auxílio no funcionamento e regularização do intestino, lubrificação e regeneração da flora intestinal, prevenindo a constipação, controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, redução dos níveis de triglicerídeos e aumento do colesterol bom (HDL), diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.
A ração humana pode substituir uma ou duas refeições, mas, sozinha, não emagrece. É necessário apostar no bom e velho exercício físico, além do constante consumo de verduras, legumes e frutas. Além disso, é muito importante beber bastante água, pois a quantidade de fibras presente nessa mistura é bem elevada. Se você não beber água, poderá prejudicar ao invés de ajudar o trabalho do seu intestino.
Cuidado para não extrapolar na quantidade, pois, em excesso, a ração pode causar o efeito contrário, levando ao aumento do peso. Não se esqueça que, além das calorias da ração humana, há também as calorias do leite e da fruta nos quais você vai acrescentar o suplemento. Tome nota: em média, 50 gramas (4 colheres de sopa) da ração tem 170 calorias.
Faça você mesma!
Veja agora a receita da ração humana para você preparar em casa.
– 250 g de farelo de trigo
– 125 g de leite de soja em pó
– 125 g de linhaça marrom
– 100 g de açúcar mascavo
– 100 g de aveia em flocos
– 100 g de gergelim com casca
– 75 g de gérmen de trigo
– 50 g de gelatina sem sabor
– 25 g de guaraná em pó
– 25 g de levedo de cerveja
– 25 g de cacau em pó.
Modo de fazer: bata no liquidificador os ingredientes que já não vêm em pó e depois junte com o restante. Guarde a mistura em vidros limpos e secos, bem fechados. Conserve na geladeira por, no máximo, 15 dias.
Você pode substituir o café da manhã, o lanche da tarde e/ou jantar pela ração humana. É só adicionar duas colheres de sopa de ração no suco, iogurte ou leite desnatado.
Diabéticos, atenção! A ração humana não pode ser consumida por quem tem diabetes, pois sua composição é rica em açúcares e carboidratos. Fora isso e na dose certa está liberada!