Se você gosta de se exercitar ou busca uma treino mais intensivo para se desfazer daquelas gordurinhas extras que resistem em se despedir, o treino chamado HIIT (treinos intervalados de alta intensidade) promete te surpreender positivamente e te ajudar bastante nessa jornada de queima de gorduras.
Diferente de treinos aeróbios e de corridas ao ar livre que, muitas vezes, prolongam ou até mesmo não agem na queima de gordura, essa série de exercícios promete resultados eficientes.
Treinos intervalados de alta intensidade
O que é?
Essa modalidade ficou famosa pela sua efetividade ao utilizar 90% da frequência cardíaca máxima de um praticante. Os exercícios funcionam com treinos muito intensos, de baixa duração (cerca de 20 minutos) e intervalos de descanso ativo – quando a pessoa se recupera, mas não para de se movimentar.
Variedade de exercícios
De acordo com a professora Fernanda Manhães, da rede de academias Bodytech, essa modalidade de treino reúne diversos tipos de exercícios, que vão desde corrida até pular corda e subir escadas. Os benefícios tampouco se resumem à perda de gordura, mas se revertem em recompensas para a saúde também.
Benefícios para o corpo
O HIIT contribui para o aumento da capacidade de oxigenação do sangue, redução do nível de glicose em diabéticos, melhora do sistema cardiovascular e diminuição do risco de infarto. Além disso, o treino aumenta o desempenho aeróbico e anaeróbico do organismo e a redução de alguns sintomas de doenças como o Parkinson.
Por que o HIIT ajuda tanto a queimar gordura?
Estudos feitos pela Universidade de New Shouth Wales, na Austrália, demonstraram que o HIIT é capaz de gerar mais resultados que um treino longo e estável. A pesquisa comprava que em 15 semanas, mulheres que praticavam a modalidade por apenas 20 minutos por dia, três vezes na semana, perderam 2,5 kg a mais de gordura subcutânea do que as que fizeram treinos comuns de 40 minutos de bicicleta.
Estima-se que o gasto calórico médio de 20 minutos de HIIT é 233 calorias. Apesar de parecer um número baixo comparado a outras aulas aeróbicas – como jump ou Zumba – o HIIT ainda se prova mais eficaz para perder medidas porque ele é capaz de queimar mais gordura gastando menos calorias e, ainda por cima, sem eliminar massa magra. Além disso, o treino de alta intensidade eleva o metabolismo que continua com queima calórica mesmo após o fim do exercício.
Projeto barriga chapada
- Sucos detox para perder barriga: 6 receitas que ajudam a emagrecer
- Dicas para homens secarem a barriga: alimentação e exercícios certos
- 3 exercícios com bola para deixar a barriga chapada