Para emagrecimento dar certo, esta famosa usou ‘truque’ nos primeiros 15 dias de dieta

https://www.instagram.com/p/BoKXKuOnJxK/

Após perder 44 kg em 2015, a ex-BBB Paula Leite voltou a engordar mais da metade desse peso ao longo dos últimos anos, e, agora, mudou novamente os hábitos alimentares para emagrecer definitivamente.

Em um mês, Paula já conseguiu enxugar 14 kg e, usando a ferramenta Stories do Instagram, vem dividindo com os seguidores algumas de suas apostas. Uma delas é uma dica que ela seguiu nas primeiras duas semanas de dieta para controlar a vontade de comer compulsivamente.

“Truque” nos primeiros 15 dias de dieta

Questionada por um seguidor sobre o que faz para não ceder aos impulsos na hora de iniciar uma rotina alimentar mais saudável, Paula diz que busca focar nos resultados que já estão aparecendo e em não “atrasar” o processo com deslizes. “Eu chego na conclusão de que não vai valer a pena [ceder ao desejo] e tento não fazer. Se você conseguir superar a primeira vez, a segunda já vai ser mais fácil, a terceira também”, disse a ex-BBB.

https://www.instagram.com/p/BnxKKqonUXU/

Além disso, Paula também respondeu um seguidor que a questionou sobre como manter a dieta aos finais de semana. Por não estar mais no começo da dieta, Paula disse que, hoje, procura comer antes de eventos ou se controlar para continuar se alimentando como faz durante a semana, mas que, nas primeiras duas semanas, evitava sair de casa.

“Costumo dizer que me trato como uma viciada no início. As pessoas que são dependentes químicas no começo sofrem de abstinência, ficam sem ter acesso ao que produz nelas a dependência, então eu me trato como se fosse uma viciada mesmo. No início [da dieta], eu não vou para aniversários, não saio, porque sei que não vou conseguir me controlar”, disse, reforçando que essa restrição não é eterna.

https://www.instagram.com/p/BnzGeFPH16h/

“Você que tá começando agora, ou então você que já faz [dieta], mas todo final de semana cai na tentação, evita os lugares que vão ter tal tentação, que vão ter aquilo que te causa dependência. Evita ter contato, fique em casa. É só um tempo, depois você volta, você vai conseguir!”, disse a ex-BBB.

Restrição pode gerar ciclo vicioso

Fazer dietas restritivas e manter distância do que mais engorda pode ser eficaz para alguns e costuma mostrar resultados rápidos, mas, segundo a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, isso pode gerar uma relação ruim com a comida e aumentar as chances do tão temido efeito sanfona.

https://www.instagram.com/p/BiXvG5ZH2IV/

Conforme explica a especialista, o hábito de se privar de prazeres, de sair ocasionalmente e de comer coisas de que gosta pode colocar a pessoa em um ciclo vicioso. No começo, esse ciclo é marcado por euforia pela perda de peso, mas a tristeza por abdicar não só de alimentos, mas de momentos prazerosos, prejudica o processo,

“Se saúde é um estado de completo bem-estar, como diz a OMS [Organização Mundial da Saúde], um diabético pode ser considerado mais saudável que alguém que se priva de comer uma pizza com os amigos”, afirma a nutricionista, reforçando que, quanto mais uma pessoa se priva de comer algo mesmo quando sente vontade, o desejo pelo “alimento proibido” só cresce – e que isso não tem nada a ver com força de vontade.

https://www.instagram.com/p/BoC-IAkHne7/

Para ela, a saída é buscar uma alimentação equilibrada e saudável, mas que inclua o prazer e afaste a culpa. “Isso significa comer com mais tranquilidade e com moderação quando estiver com fome e parar quando se sentir confortavelmente satisfeita. Não vai estragar seu metabolismo se comer chocolate às vezes ou hambúrguer de vez em quando”, conclui.

Emagrecimento saudável