Ordem dos alimentos na hora das refeições muda algo para a saúde?

Entenda os motivos de seguir uma sequência de consumo de alimentos correta

Foi-se o tempo em que se acreditava que um prato de salada antes da refeição servia apenas para dar mais saciedade e te ajudar a diminuir as porções do prato principal. Hoje, contudo, além desse ótimo benefício, acredita-se até que seguir uma ordem dos alimentos faz bem à saúde . Entenda abaixo.

Ordem dos alimentos na hora de comer faz bem à saúde?

Primeiro os vegetais, depois a proteína e, por último, o carboidrato. Essa é a ordem indicada como correta para seguir na hora de se alimentar e o motivo é um só: o pico de insulina.

Há algum tempo, a ação desse hormônio em nosso corpo vem sendo estudado também para pessoas que não são diabéticas e muitas conclusões foram tomadas. Segundo post publicado na página @nuncavi1cientista, um estudo comprovou que a ordem que você ingere os alimentos afeta diretamente a glicemia pós-prandial, ou seja, o açúcar no sangue após as refeições.

Prato balanceado. (Crédito: pvproductions/freepik)

Evitar esses picos é importante, principalmente, para pessoas com pré-diabetes, diabetes gestacional e diabetes tipo 2. No entanto, para pessoas sem doenças metabólicas pode evitar o surgimento de doenças a longo prazo.

Além disso, assim como o açúcar sobre rapidamente, ele tende a cair na mesma velocidade. Isso causa fome muito antes e pode prejudicar o controle do peso. Outro ponto que influencia no peso está no fato de que, durante um pico glicêmico, o corpo libera a insulina, que inibe a queimar de gordura.

Alimentação saudável