Manteiga de amendoim dá energia para o treino e faz crescer os músculos

por | dez 5, 2014 | Alimentação

Por essa você não esperava: a manteiga de amendoim pode ser uma aliada da boa forma. Mas não se trata da manteiga de amendoim industrializada, lotada de açúcar e conservantes, e sim de uma versão caseira bem mais leve e saudável. Os benefícios não param por aí. Conheça todos a seguir.

Leia também
Receitas para emagrecer com berinjela: 5 opções que funcionam
Dieta volumétrica: emagreça comendo à vontade
Farelo de arroz emagrece, regula colesterol e previne doenças

Manteiga de amendoim: benefícios

Protege o coração

Tanto o amendoim quanto a manteiga de amendoim são ricos em gorduras boas, que contribuem com a regulação do colesterol e a prevenção de doenças do coração.

Bom para os malhadores

O alimento tem carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, fornece energia de maneira contínua para o treino, evitando cansaço. É rico em proteínas, ao todo são 27 gramas a cada 100 gramas de amendoim.

Tem também grande quantidade de potássio, que evita as cãibras, e arginina, um aminoácido que, além de ajudar na formação de massa muscular, reforça as defesas do corpo contra doenças.

Deixa a pele bonita 

O amendoim é rico em vitamina E, substância que estimula a formação de colágeno e tem alto poder antioxidante. O resultado é pele firme jovem.

Quando consumir manteiga de amendoim 

“Você pode comer antes do treino para dar energia ou depois para ajudar na constituição dos músculos”, recomenda Andrezza.

Calorias do amendoim 

A nutricionista Andrezza Botelho explica que o amendoim é um ótimo alimento para a saúde, mas deve ser consumido com moderação, uma vez que é bastante calórico. “Cerca de 60 gramas, o equivalente a três colheres de sopa, têm 340 calorias”, conta.

Como fazer manteiga de amendoim light e saudável

– Aqueça levemente o amendoim sem pele no forno;
– Bata o amendoim pelo tempo de 8 a 10 minutos no processador. Não use mixer ou liquidificador, pois o aparelho pode acabar danificado;
– Adicione água aos poucos. Não ultrapasse a medida de 100 ml;
– Enquanto o alimento processado, adicione temperos, caso queira a pasta salgada. Salsinha, cebolinha, pimenta e hortelã podem ser usados de acordo com o gosto pessoal. Caso queira a manteiga doce, coloque agave ou um fio de mel.

Andrezza Botelho recomenda comer com torradinhas integrais.

Cuidados ao comprar amendoim

A nutricionista explica que o amendoim é facilmente contaminado com aflatoxinas, uma substância produzida por fungos que pode causar doenças do fígado, como a hepatite. Para evitar, procure na embalagem o selo da Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

O melhor amendoim para fazer a manteiga é o sem sal, que permite a receita doce ou salgada, e sem pele