Maçã emagrece, reduz colesterol e previne câncer

Se todas as frutas podem trazer benefícios à saúde, uma, em especial, tem características superpoderosas capazes de superar a maioria delas. A frutinha em questão é a maçã, que ajuda a emagrecer, diminui as taxas de colesterol ruim, afasta o mau hálito e ainda combate doenças como câncer e asma.

Leia também

Dieta do vinagre de maçã seca gordurinhas e combate diabetes

Frutas vermelhas evitam envelhecimento, câncer e outras doenças

Gengibre emagrece, extermina celulite e afasta gripes e resfriados

Benefícios da maçã

Todas essas maravilhas acontecem graças a alguns nutrientes da maçã. Ela é rica em vitamina C e em outros elementos antioxidantes capazes de melhorar o funcionamento do organismo e das células, afastando assim o risco de desenvolver câncer. “Estudos muito confiáveis apontam que os polifenóis presentes nela protegem especialmente contra o câncer de cólon, mas a fruta também age contra outros tipos da doença, como o câncer intestinal”, garante o médico ortomolecular Dr. Wilson Rondó Jr., que alerta. “Quanto mais maçã você come, menos risco de câncer”.

Maçã é rica em antioxidantes, característica importante contra o câncer de cólon (Créditos: Thinkstock)

Essa mesma característica antioxidante, aliada ao alto teor de fibras da fruta, é a responsável por manter a saúde respiratória e evitar problemas pulmonares, como a asma. Segundo o especialista, o consumo de maçã pode reduzir de 22% a 32% a ocorrência de crises asmáticas.

Além disso, a maçã melhora a memória. E mais: entra na lista de alimentos detergentes que afastam o mau hálito. Isso porque tem ação de limpeza e realiza uma espécie de raspagem dos dentes, o que impede o acúmulo de bactérias que causam os odores indesejados.

Maçã emagrece?

Sim, a maçã é uma grande amiga da dieta, por alguns motivos:

Antioxidantes – os alimentos com essa característica são responsáveis por um emagrecimento saudável. Esse é o princípio da dieta detox. Eles limpam o organismo de todas as impurezas, fazem com que ele funcione bem e ajudam a digerir muito melhor os nutrientes.

Fibras – maçã é sinônimo de saciedade graças às fibras. Com isso, menos vontade de comer compulsivamente, o que ajuda a emagrecer. As fibras também regulam o intestino se associadas ao consumo de água, evitando assim o inchaço.

Pectina – é uma fibra solúvel especial da maçã, associada à redução dos níveis do colesterol ruim e também ligada à saciedade.

Como consumir

Para conseguir obter os benefícios da fruta, é preciso comer duas maçãs por semana, sempre bem frescas e com casca (Créditos: Thinkstock)

Todos os benefícios podem ser conquistados por quem come duas maçãs por semana. Essa é a indicação para conquistar saúde, segundo Dr. Rondó. “Não pode abusar do consumo porque ela possui muita frutose, o que vai elevar os níveis de insulina do sangue e levar a um possível pico de diabetes ou mesmo uma crise de hipertensão em quem sofre com esses problemas. Por isso, é preciso ter moderação e seguir a indicação”.

É possível consumi-la in natura bem higienizada ou usá-la no preparo de receitas de sucos detox. O importante é que ela esteja fresca e que sua casca nunca seja jogada fora. “Conforme o tempo vai passando e a maçã vai amadurecendo, ela perde sua ação terapêutica. É essencial buscar pela fruta mais fresca, sempre consumindo a casca, que concentra todos esses benefícios, mais do que o miolo”, indica o profissional.

Que tal, então, preparar uma torta de maçã para aproveitar os benefícios da fruta de uma maneira bem mais gostosa? O vídeo ensina o preparo, que é bem fácil! Confira!