Guerreiro – Comprido, esbelto, pensa rápido, envelhece cedo e precisa aprender a relaxar. O tipo sangüíneo é geralmente A ou AB, quase sempre positivo. Seu metabolismo é econômico, armazenando calorias como gordura. Recupera-se bem de doenças. Os riscos à saúde estão relacionados à resistência à insulina, à obesidade na meia-idade, a problemas digestivos crônicos, cãibras, gases, desequilíbrio hormonal, infertilidade, cardiopatia, hipertensão e derrame. Deve consumir: vitamina B12, betaína, curcumina e cobre; muitos vegetais; alimentos ricos em lignanas equilibradoras dos hormônios (frutas, sementes de linhaça, gergelim etc); ricos em antioxidantes, que protegem e nutrem artérias e coração (chá, frutas e hortaliças); que retardam o relógio biológico (resveratrol, vitamina E, selênio); e que aumentam a massa muscular e reduzem a gordura corporal. Deve evitar: carnes vermelhas; todas as fontes de gordura trans; alimentos que inibem o metabolismo e com alto índice glicêmico. Deve praticar: golfe, ioga, tai chi, natação, caminhada vigorosa, trilha, pilates, tênis. Guerreiros famosos: Hillary Clinton e “Davi”, de Michelangelo.
Nômade – É um tipo genético de extremos. Assimétrico fisicamente, tem maiores chances de ser ruivo ou ter olhos verdes. Apresenta grande sensibilidade às condições ambientais. O seu tipo sangüíneo pode ser B ou AB, muitas vezes de fator Rh positivo. Possui sistema imunológico equilibrado e boa capacidade de lidar com o estresse. O diagnóstico de doenças torna-se difícil neste grupo. Pode ser sensível ao glúten, ter tendência a infecções lentas (distúrbios virais prolongados, verrugas, parasitas), doenças musculares e fadiga. Deve consumir: vitamina B12, chá verde e sálvia; alimentos com os aminoácidos arginina e citrulina; alimentos que restauram o revestimento do intestino; e que aumentam a massa muscular e reduzem a gordura corporal. Deve evitar: alimentos que causam hipoglicemia; que inibem o metabolismo; que irritam o intestino e que contêm glúten (especialmente se houver linhas brancas em suas impressões digitais). Deve praticar: golfe, ioga, tai chi, natação, pilates, jogging, caminhada vigorosa, trilha, esportes intensamente competitivos (artes marciais, futebol), tênis. Nômades famosos: Rainha Elizabeth I e Winston Churchill.
Cada grupo tem suas peculiaridades quanto aos alimentos que devem ser ingeridos em sua dieta. O tipo genético Professor, por exemplo, é propenso a superpopulação bacteriana no intestino, e por isso deve dar mais ênfase aos alimentos que produzem resíduos leves. Tipos genéticos reativos como o Caçador e o Explorador sentem-se melhor com óleos monoinsaturados ou uma combinação destes com os saturados. Os tipos Guerreiro e Coletor precisam aumentar o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico. Professores e Guerreiros se beneficiam do café, por exemplo, enquanto os Nômades e Coletores devem tomar a bebida com moderação e os Caçadores e Exploradores, evitá-la. A soja também é um bom alimento para os Professores e Guerreiros, especificamente. Os Coletores e os Nômades não se dão bem com a carne de aves como o frango. E assim por diante…
Algumas dicas dadas por Peter D’Adamo, porém, devem ser seguidas por todas as pessoas. Aqui, enumeramos alguns hábitos essenciais para uma vida saudável, retirados do livro:
– É o que você come, não o que evita comer, que o leva para a frente.
– Não coma quando estiver nervoso e estressado.
– Não faça uma grande refeição após as 19:00.
– Não se exercite até a exaustão. Vá até o máximo, mas não além.
– Não fique fazendo dietas (pelo menos não aquelas muito fáceis de entrar e sair a toda hora). “A dieta adequada sempre o fará sentir-se melhor, jamais pior”, lembra D’Adamo.
– Tente não misturar carboidratos e proteínas.
– Nunca vá para a cama estressado. Procure relaxar antes de deitar.
Fonte: A Dieta do Tipo Genético (Campus-Elsevier, R$ 59,90), de Peter D’Adamo.