Fritadeira Airfryer funciona? Bolsa testou alimentos e nutricionista avalia prós e contras

As  fritadeiras sem óleo chegaram com uma promessa boa: deixar os alimentos fritos, sequinhos e crocantes sem um pingo de óleo. Assim, coxinha, pastel e polenta ficariam mais saudáveis e deixariam de pesar tanto na consciência. Mas será o gosto fica igual? E dá para fazer qualquer alimento? Para tirar essas e outras dúvidas, testamos a  airfryer e conversamos com uma especialista no assunto.  

Leia também:
Fritar sem óleo: batata rösti e 4 receitas para fritadeiras a ar que funcionam

Como funciona a fritadeira sem óleo

Passei alguns meses namorando o aparelho até que vi em promoção na internet e decidi comprar. Quando chegou (a minha é Britânia), me surpreendi com o tamanho. Ela é grande e pode ser difícil de guardar e manusear em cozinhas pequenas.

O aparelho tem um regulador de temperatura que chega a 200°C e um programador de tempo. Também vem com um manual bem completo, que explica a regulagem ideal para cada tipo de preparação.

Alimentos na airfryer 

O que eu faço com mais frequência é filé de frango. Na primeira tentativa ele ficou bem pálido, nada atrativo, mas o gosto estava ótimo. No outro dia acertei o tempo (160°C, 20 minutos) e ele ficou mais bonito. Como nem tudo é perfeito, uma vez minha mãe não prestou atenção, deixou o termostato em 200°C, e o frango queimou. Muito.  

A batata frita congelada também deu supercerto. Depois de 35 minutos, ela saiu sequinha e crocante, como se tivesse sido imersa em óleo. A mandioca também ficou bem gostosa, mas precisamos cozinhar antes e colocar uma colherzinha de azeite. 

Às vezes faço o filé de frango e aproveito para colocar legumes, como abobrinha. Ela fica murcha e molinha, não muito saborosa, mas como nesses casos eu viso apenas a praticidade, vale a pena. Também já coloquei batata doce assada com um pouquinho de azeite. Como o tempo foi baixo, não chegou a fritar, mas ficou dourada e mais gostosa.

Vantagens 

  • Você coloca o alimento, programa e deixa lá. Dá para tomar banho, ir ao mercado, fazer as unhas. Quando estiver pronto, a airfryer desliga. Sem sujeira no fogão, sem perigo de queimar e sem olhar de cinco em cinco minutos para ver se está bom.
  • A cozinha não fica com cheiro de fritura, o que é maravilhoso.
  • É fácil de lavar, principalmente se você deixar de molho com água e detergente por alguns minutos. Depois é só passar a bucha com cuidado para não riscar.

Airfryer: avaliação nutricional 

A nutricionista Julia Mello explica que todos os métodos de cocção fazem com que o alimento perca alguns nutrientes e com a airfryer não é diferente. “Sempre que cozinhamos um alimento acima de 100°C existe uma perda de vitaminas e minerais”, afirma.

Já as proteínas não sofrem qualquer alteração. “Para que uma proteína seja desnaturada e perca suas propriedades é preciso uma temperatura muito alta e a presença de certas enzimas, o que não acontece na airfryer”, explica Julia. Isso significa que dá para fazer filé de frango, bife e outros tipos de carne sem prejuízo nutricional.

O manual de instruções recomenda que, para deixar os alimentos com aquela casquinha crocante com “cara de fritura”, você acrescente um pouco de azeite (exceto em congelados). “Eles indicam que você coloque azeite nos alimentos mais saudáveis, só que quando a temperatura passa de 100°C, o azeite perde as propriedades antioxidantes e vira um óleo comum. Logo, você está fazendo uma fritura normal, aí não adianta usa a air”, ressalta a nutricionista.

No entanto, Julia afirma que o aparelho é bastante vantajoso para alimentos que são fritos por imersão, como nuggets, salgadinhos e batata frita. Nesses casos, você troca meio litro de óleo por uma colher de azeite, o que vale muito a pena. 

Quanto custa fritadeira sem óleo

Os preços da airfryer variam bastante de acordo com o fabricante. As mais baratas (como a que eu comprei da Britânia) custam em média R$ 300, mas algumas marcas chegam a R$ 1200. Fique de olho nos sites das lojas de varejo: eles fazem promoções frequentes, que, muitas vezes, só valem para as compras on-line.