Abacate ajuda a emagrecer e faz bem até para pele: veja benefícios da fruta para saúde

por | jul 22, 2022 | Alimentação

Rico em vitaminas A, B1, B2 e E, além de gorduras mono e poli-insaturadas como o ômega-9 e o ômega-3, o abacate é uma das frutas do momento, já que preparações como avocado toast e guacamole caíram no gosto dos brasileiros. Mas, além de delicioso, ele é responsável por uma série de benefícios ao organismo.

Benefícios do abacate para a saúde: cabelo, pele, emagrecimento e mais

Versátil, o abacate caiu no gosto dos brasileiros e é ingrediente principal de diversas receitas como torradas, guacamole e até mesmo sushis. Mas, além disso, o consumo da fruta promove benefícios que vão desde o auxílio no emagrecimento até hidratação capilar. Confira:

iStock

Abacate para hidratar cabelo e pele

Segundo a nutricionista Daniela Zuin, especialista em nutrição clínica e estética, o abacate pode fazer muito bem para os cabelos e para a pele. “A fruta é rica em óleos naturais, principalmente ômegas-3, 6 e 9, que ajudam a manter a barreira de proteção natural diminuindo a perda de água e promovendo a hidratação”, explica.

Para obter bons resultados, vale tanto incluir o abacate na alimentação, quanto apostar em uma hidratação com abacate para cabelo ou para pele.

Creme de abacate
Lena_Zajchikova/iStock

Uma opção de máscara de abacate para os cabelos é misturar a polpa de meia fruta com um ovo e duas colheres (sopa) de azeite. Quando estiver bem homogêneo, basta aplicar sobre todo o cabelo seco e cubra com uma touca ou saco plástico. Deixe a máscara agir por 40 minutos e enxágue.

Já para fazer uma hidratação da pele do rosto com abacate, descasque e corte um abacate em pedaços. Amasse bem e misture com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.

Abacate para emagrecer: como fruta ajuda

Diferente do que muitos pensam, justamente por ser uma fruta mais calórica (cada fruta tem em média 160 calorias), o abacate auxilia na perda de peso. A explicação é a presença das gorduras benéficas em sua composição.

“Por conta da presença desses óleos, o abacate é uma fruta que aumenta a sensação de saciedade e, assim, adia a sensação de fome”, comenta a nutricionista.

Abacate para emagrecer
locknloadlabrador/iStock

A fruta ainda diminui a carga glicêmica — isto é, o quanto um alimento tem potencial de causar pico de glicemia no sangue — das refeições e ajuda a reduzir a inflamação nas células, o que está ligado a gordura no corpo.

“O processo inflamatório é caracterizado pela secreção de substâncias pelo tecido adiposo que são capazes de elevar o risco cardiovascular e predispor a doenças, como o câncer”, explica a especialista. “A dieta anti-inflamatória é uma alternativa para quem quer combater a inflamação do organismo de forma natural. Ela consiste em consumir alimentos que, como o abacate, têm propriedades que ajudam a restabelecer o equilíbrio do corpo”, explica a profissional.

Prevenção de doenças cardíacas

O abacate ajuda na redução do LDL, colesterol ruim, e do triglicérides, prevenindo doenças cardíacas.

“Ele impulsiona a queda destas gorduras porque concentra o beta-sitosterol, que faz parte do grupo de fitosteróis, semelhantes ao colesterol humano, mas encontrado em plantas. Essa substância bloqueia uma parte do colesterol no organismo, e por isso ajuda a manter o coração saudável”, complementa a nutricionista.

Ajuda a prevenir o câncer

Devido à presença das vitaminas C, A, e E, além de antioxidantes, o consumo da fruta combate a formação de radicais livres no organismo.

“O ômega-9 também é um poderoso anti-inflamatório, porque ajuda a estimular a morte de células cancerígenas”, pontua a nutricionista.

Além disso, uma pesquisa feita pela Universidade de Guelph, no Canadá, apontou que a avocatina B, uma gordura presente nos abacates, é uma aposta no tratamento da leucemia mieloide aguda (LMA).

Segundo os pesquisadores, as células da LMA possuem uma quantidade maior da enzima nociva VLCAD, e constataram que a molécula lipídica presente na fruta é capaz de neutralizá-la, podendo ser utilizada nos tratamentos clínicos da doença. Mas vale lembrar que o estudo não é conclusivo, portanto, a ciência ainda precisa avançar bastante para que a avocatina B, de fato, seja considerada um tratamento.

Abacate contra pressão alta e diabetes

A fruta é benéfica, também, para quem sofre de pressão alta. Isso por causa da alta concentração de potássio na polpa.

“Esse nutriente ajuda na hipertensão, vários estudos provaram que a alta ingestão dele alivia a pressão pois ajuda no tônus da musculatura vascular”, afirma.

Monitorear los niveles de glucosa. Es la única manera de saber si la diabetes está bajo control o no.
<br />“/><figcaption
class=Getty Images

Já para os diabéticos, segundo Daniela, o abacate se torna uma opção por se tratar de uma fruta que não eleva a concentração de açúcar no sangue pois não possui uma grande quantidade de carboidratos em sua composição.

“O abacate é uma fruta boa para quem sofre de diabetes porque é uma fruta de baixa carga glicêmica, ou seja, não aumenta o índice de açúcar no sangue. Por isso, pode ser uma aposta para quem precisa de dietas, sejam elas low carb e até mesmo cetogênicas”, afirma.

Caroço de abacate também pode ser consumido e traz benefícios para a saúde

A polpa do abacate possui uma série de benefícios para a saúde, mas o que poucos sabem é que o caroço também pode ser consumido.

É lá que se concentra a maior parte dos antioxidantes do alimento, responsáveis pelo combate de radicais livres, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e formação de células tumorais. “Pelo menos 70% deles”, diz Daniela.

Semente do abacate
krblokhin/iStock

Além disso, a nutricionista Luanna Caramalac, esclarece que esta parte da fruta é rica em potássio e magnésio, que funcionam como anti-inflamatórios naturais capazes de combater sintomas de gripe, além de fortalecer a imunidade.

Apesar do sabor amargo, a semente pode ser descascada, ralada e transformada em farinha, que pode ser adicionada a sucos, saladas e vitaminas.

Abacate ajuda no emagrecimento

Comer abacate antes de dormir faz perder gordura e ganhar músculo: veja quantidade
Comer um abacate todos os dias pode fazer maravilhas pelo seu corpo e saúde
Benefícios da batida de abacate para emagrecer, aumentar massa magra e mais