Repleto de gorduras boas e queridinho de muitos, é real a ideia de que comer abacate faz bem. Um estudo, inclusive, detalhou um benefício específico da fruta para a saúde, relacionando-a com a saúde cardiovascular.
Além de reduzir os riscos de ataque cardíaco, o consumo regular da fruta ainda promove certa redução nos níveis de colesterol “ruim”. A descoberta foi relatada por um estudo publicado no periódico científico Journal of the American Heart Association.
Abacate faz bem e pode ajudar a diminuir colesterol “ruim”
No estudo, um grupo de pesquisadores analisou durante seis meses mais de 1 mil participantes com sobrepeso ou obesidade. Para isso, eles instruíram metade dessas pessoas a comer um abacate por dia, enquanto a outra metade seguiu a dieta habitual, evitando a fruta.
Após a análise, constatou-se que a gordura abdominal e em torno de outros órgãos não aumentou nem diminui, algo medido com precisão com ressonância magnética no início e no final do estudo. Além disso, os participantes que consumiram o abacate apresentaram ligeira redução do colesterol.
O trabalho científico revelou que o consumo diário de abacate resultou na diminuição do colesterol total em 2,9 miligramas por decilitro (mg/dL) e no colesterol LDL em uma diminuição de 2,5 mg/dL.
Apesar de ser uma redução pequena, Joan Sabaté, um dos principais autores do estudo, afirmou em um comunicado que os resultados são positivos, especialmente somados ao fato de que o nível de gordura não foi afetado pelas calorias extra do alimento.
Os estudiosos afirmaram que que continuarão a analisar os dados para verificar, em trabalhos futuros, se a forma como as pessoas ingeriram o abacate podem influenciar nos resultados.
Alimentação e saúde