Ninguém jogaria fora a semente do abacate se soubesse os benefícios que ela tem: como consumir

O abacate é considerado um superalimento pela nutrição, já que sua polpa possui vários benefícios para a saúde, como controle do colesterol, e até para a beleza, já que faz bem para a pele e cabelos.

Mas o que pouca gente sabe é que a semente, apesar de não parecer tão saborosa assim, também é riquíssima em nutrientes e pode incrementar uma dieta saudável. Veja a seguir alguns bons motivos para colocá-la no dia a dia.

Semente do abacate é rica em antioxidantes

Segundo a nutricionista Daniela Nakajima, da rede de hospitais São Camilo, de São Paulo, a semente do abacate possui uma série de fitoquímicos bioativos, ou seja, compostos que conferem cor e protegem os alimentos contra doenças, que servem como antioxidantes.

“Quando absorvidas pelo corpo humano, essas substâncias possuem diversos benefícios como, por exemplo, atividade antioxidante. Isso vai auxiliar o organismo a produzir defesas contra agressões externas e, consequentemente, o aparecimento precoce de rugas, linhas de expressão, manchas e marcas na pele”, explica.

Auxilia no emagrecimento

A especialista explica ainda que, com um plano alimentar adequado, prescrito por um nutricionista de maneira individual, a semente do abacate também pode auxiliar no processo de emagrecimento. “Ela possui uma alta quantidade de fibras, e isso ajuda a atingir a saciedade”, afirma.

Semente de abacate ajuda a regular intestino

Por conta das propriedades antioxidantes e da presença de taninos, que são um mecanismo de proteção da planta, a semente do abacate é, também, capaz de ajudar a tratar diarreias.

“No corpo, os taninos agem absorvendo o excesso de água do intestino, além de regularizar os movimentos intestinais, diminuindo a diarreia ou o intestino solto”, explica Daniela.

Semente de abacate ajuda a diminuir dores articulares

Outro benefício da semente de abacate está relacionado à abundância de fitoquímicos chamados catequinas, que, além de antioxidantes, possuem ação anti-inflamatória e podem ajudar nas dores articulares e musculares, de acordo com a especialista.

Tireoide: semente do abacate ajuda na regulação

Ácidos graxos, como ômega-3, estão presentes tanto na polpa quanto na semente da fruta e fornecem micronutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireóide, como a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). “Esses ácidos ajudam na produção e regulação dos hormônios T3 e T4. Isso acontece porque são ricos em iodo, um elemento essencial para o bom funcionamento da glândula.”

Como consumir a semente do abacate

Por fim, a nutricionista recomenda que a semente seja consumida por meio de chás ou em preparos como saladas e sopas.

“É possível torrar, triturar a semente no liquidificador e consumir em pó, dessa forma, aumenta-se a durabilidade do produto”, explica Daniela. “Porém, durante o processo da torra alguns compostos possuem suas quantidades diminuídas, como os taninos e flavonoides, que fornecem sabor.”

Semente do abacate
krblokhin/iStock

Vale lembrar, ainda, que não há estudos suficientes que avaliem a quantidade de substâncias consideradas antinutrientes presente na semente do abacate, e por conta disso, a nutricionista Nêmesis Monteiro, da equipe Nutrindo Ideais, afirma que o consumo deve ser moderado e versátil.

Ela indica 1 a 3 colheres de sopa da farinha proveniente do caroço por dia, e de preferência em receitas como bolos, panquecas e pães.

Benefícios do abacate

Abacate ajuda a emagrecer e faz bem até para pele: veja benefícios da fruta para saúde
Semente de abacate é “mina de nutrientes” extremamente benéfica: saiba consumir
Comer abacate antes de dormir faz perder gordura e ganhar músculo: veja quantidade