Barriguinha sarada: postura pode ajudar

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Às vezes, mesmo com muita malhação e dieta, a barriguinha não desaparece. E a culpada por esse problema pode ser a postura. “Trabalhar diante de um computador, sentada por horas ininterruptas e com má postura é cada vez mais comum. A consequência disso tudo é o aparecimento da  barriga saliente. Problemas como escoliose e a lordose, que são alterações da estrutura do corpo, também podem prejudicar a postura e fazer com que essa barriguinha apareça”, diz o fisioterapeuta Marcus Barros.

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Por isso, para  acabar de vez com a barriguinha, além das atividades físicas, é preciso cuidar também da coluna. “A falta de exercícios promove a flacidez dos músculos e sobrecarrega a coluna vertebral, portanto, a pessoa que não se exercita tem mais dificuldade de manter a postura”, explica o fisioterapeuta Felipe Blumemberg.

Os fisioterapeutas, que são especialistas em articulações, afirmam que qualquer pessoa que não cuide da postura, mesmo que não tenha nenhum tipo de problema na coluna, pode acabar percebendo que a barriga não some. Isso acontece não só com as pessoas que trabalham no computador, mas até mesmo em pequenos momentos de descuidos ao falar no telefone ou usar o notebook em casa. “Quem quer se livrar da barriguinha precisa se reeducar e aprender a manter a coluna ereta, além de praticar exercícios físicos e manter uma boa alimentação”, afirmam.

Dicas de postura para acabar com a barriga

– Se você trabalha sentada o dia todo, opte por cadeiras que tenham apoio para os braços. Descanse os cotovelos neles, a 90 graus, e apoie os pulsos na mesa para digitar no teclado do computador.

– Não fique mais de 60 minutos sentada. Levante-se de hora em hora, para pegar água, ir ao banheiro, ou mesmo para dar uma volta;

– Faça um X imaginário na tela do computador e veja se a área entre o nariz e os olhos está na direção central do monitor, onde as linhas do X se cruzam. Se não estiver, coloque livros sob o monitor até que ele fique na altura correta;

– Evite usar notebook na cama ou no colo, pois isso altera as curvas fisiológicas da coluna. Para trabalhar o dia todo, o ideal é um computador convencional. Caso não seja possível, encaixe um mouse e um teclado independentes e deixe a tela na posição correta;

– O smartphone também não deve ser usado por longos períodos, pois você fica com o pescoço para baixo e os braços suspensos, o que é péssimo para a postura.

– Quando conversar ao telefone, não prenda o aparelho entre a cabeça e o ombro, entortando o pescoço. Segure-o coma mão.

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