Alerta: veja o tipo de treino que quase causou falha total nos rins de um homem

por | mar 15, 2017 | Alimentação

Saudável, aos 37 anos, Robert Garay jamais poderia imaginar que justamente a prática de exercícios físicos poderia levá-lo ao pronto-socorro. Adepto do crossfit havia mais de um ano, o agente imobiliário contou em entrevista ao site da edição norte-americana da revista Men’s Health como um treino intenso quase resultou em uma falha total de seus rins.

Crossfit pode ser perigoso e prejudicar os rins

shutterstock

Durante uma maratona especial de exercícios de crossfit, Robert executou atividades intensas de crossfit e, como consumiu água durante todo o tempo, não sentiu nenhuma dor que o impedisse de continuar o treino. No dia seguinte, porém, não conseguia se sentar e, quando foi ao banheiro, percebeu que havia algo errado ao expelir uma urina, segundo ele, da cor de Coca-Cola.

Robert então foi ao hospital e permaneceu cinco dias internados com rabdomiólise, condição caracterizada pela quebra de tecido muscular que pode potencialmente causar danos nos rins ou mesmo falha total. Felizmente ele conseguiu ser tratado rapidamente, evitando prejuízos ainda maiores à saúde.

O que é rabdomiólise?

Shutterstock

Apesar de não ser muito comum, a rabdomiólise já é considerada por médicos uma condição relacionada ao crossfit, pois tem seus riscos aumentados entre pessoas que praticam atividades físicas intensas de forma incorreta e exagerada.

A rabdomiólise é o nome dado à morte de fibras musculares que, causada por lesões, libera na corrente sanguínea mioglobina, uma substância que, filtrada pelos rins, sobrecarrega os órgãos e pode provocar insuficiência renal aguda.

shutterstock

Dores e fraqueza muscular, espasmos, rigidez, urina de coloração escura, falta de ar e inchaço de mãos e pés são alguns dos sintomas da rabdomiólise. Se você começar a sentir qualquer um desses sintomas, vá imediatamente ao hospital e mantenha-se hidratado.

Riscos do crossfit

O Crossfit se tornou uma verdadeira febre em academias por promover grande gasto calórico e definição de todo o corpo graças à grande intensidade e atividades intervaladas. Estima-se que, em apenas uma aula, seja possível perder cerca de 800 calorias. Porém, a modalidade é muito criticada por colocar a saúde dos praticantes em risco.

Além da rabdomiólise, o alto risco de lesões é mais um dos riscos pouco falados do crossfit.

Exercícios para definir o corpo e emagrecer