Água tropical

Sol, calor, praia… E aquela sede de matar. Para repor o líquido perdido (principalmente com o suor em excesso) e se hidratar de forma adequada, é preciso tomar muita água e sucos naturais. Mas entre as refrescantes opções disponíveis, há uma bem conhecida dos freqüentadores do litoral brasileiro: a água de coco. Rica em nutrientes como potássio, sódio e fósforo, a bebida traz muitos benefícios ao organismo e é altamente recomendada após atividades físicas e em casos de desidratação. E para quem está tentando emagrecer, ela pode ser uma ótima aliada.

Poucos resistem ao sabor suave e adocicado de uma água de coco bem gelada. A nutricionista Fernanda Vaz defende a ingestão da bebida, principalmente em substituição aos refrigerantes e sucos artificiais. “A água de coco é excelente para o verão, sendo consumida no lanche da tarde ou após a atividade física. É muito melhor aproveitar este alimento natural e tão rico em minerais, evitando os alimentos industrializados que não contêm os nutrientes fundamentais para o equilíbrio da nossa saúde”, indica Fernanda. Segundo ela, a hidratação promovida pela água natural é única, mas a água de coco é uma alternativa muito eficiente: “Ela pode substituir os sucos naturais, já que a quantidade de nutrientes é semelhante. Em relação às bebidas artificiais, estes devem ser trocados pela água de coco, pois os primeiros não possuem nutrientes essenciais e ainda contam com ingredientes prejudiciais à saúde, como conservantes e corantes, relacionados à ocorrência de diversas doenças”, alerta.

A água de coco diminui a retenção de líquidos, que é bastante comum naquelas mulheres que incham durante a TPM, evitando o ganho de peso neste período

Um copo de 200 ml de água de coco contém cerca de 40 calorias, 320 mg de potássio, 40 mg de cálcio, 40 mg de sódio, 10 mg de fósforo e 10 mg de magnésio. E o que isso quer dizer? “Quer dizer que, desta forma, o consumo de um copo desta água contribui para a necessidade diária que deve ser ingerida destes nutrientes, principalmente o potássio, o magnésio e o cálcio”, afirma Fernanda Vaz. A nutricionista Priscila Machado lembra a importância da água de coco como isotônico natural. “A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de possibilita a uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois das atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação”, ressalta.

A nutricionista Fernanda Vaz também destaca a indicação do uso de água de coco após a realização de exercícios físicos intensos. “O mais indicado é o consumo para atletas e praticantes de atividades aeróbicas como corrida, longas caminhadas, triatlon e outras, pois há uma maior perda de eletrólitos em atividades deste tipo”, aponta. Priscila Machado, que também é triatleta, embora recomende a ingestão da água de coco após as atividades físicas, não a indica durante os exercícios, pois a elevada concentração de potássio no sangue pode provocar alteração nas funções cardíacas.

E emagrece?

Há quem diga que água de coco emagrece, mas será que isso é uma verdade ou apenas mito? Na realidade, a água de coco não faz emagrecer diretamente – mas pode ajudar quem está de dieta, sim! “Pessoas que desejam perder peso podem fazer uso da água de coco, em substituição de bebidas calóricas e sucos de fruta. Ela é diurética, tem poucas calorias e aumenta a saciedade, diminuindo a vontade de comer. Além disso, a água de coco diminui a retenção de líquidos, que é bastante comum naquelas mulheres que incham durante a TPM, evitando o ganho de peso neste período”, explica Fernanda Vaz. Já Priscila Machado alerta que, mesmo auxiliando no emagrecimento, a água de coco, se consumida em excesso e sem uma correta orientação, pode levar ao ganho de peso.

Ao contrário da sua água, o coco já não pode ser considerado um alimento light. A parte branca e comestível do fruto do coqueiro é altamente calórica. “A diferença calórica entre um copo de água de coco e a fruta (em 100g) é grande, pois contêm, em média, 40 e 350 calorias, respectivamente”, compara Fernanda. Por isso, pessoas que pensam em emagrecer devem se deliciar com a bebida, mas passar longe do resto. Na praia, nada de beber a água e pedir para o vendedor do quiosque cortar o coco para comer! A nutricionista reforça: “Assim como qualquer alimento, o coco e a água de coco devem ser consumidos moderadamente, fazendo parte da alimentação equilibrada e variada”. Ela lembra também que a água de coco deve ser tomada fresca, ao natural, de preferência ainda dentro do coco. As caixinhas de água de coco são industrializadas e contêm conservantes, o que anula as propriedades nutricionais.

Saudável, refrescante e saborosa. Poucas calorias, muitos nutrientes… Ótima para evitar desidratação e cãibras, para o bom funcionamento do intestino, para melhorar a pele e para saciar a sede e a fome. E ainda contém vitamina C, principalmente quando o coco está verde. Aliás, quanto mais maduro o fruto, mais doce será a água. Com tantas qualidades, fica mesmo difícil resistir à água de um coco gelado durante os dias quentes. Mas vale ressaltar algumas contra-indicações da bebida. “As pessoas que sofrem de problemas renais e de hipertensão devem evitá-la, por conter muito potássio e sódio. Indivíduos que passam por dietas especiais, como os diabéticos, também precisam ficar atentos e ingerir com cautela, devido à concentração de carboidratos presente no líquido”, recomenda a nutricionista Priscila Machado. E para os atletas, como foi dito, o consumo durante a atividade física deve ser reduzido – melhor deixar para depois da prova.

Se você não se encaixa nesses “casos especiais”, aproveite a água de coco da maneira que desejar, ainda mais nos dias quentes. “Todos devem beber água de coco, principalmente no verão, quando a desidratação é maior”, aconselha Priscila. E para dar um toque especial à bebida, vale a pena conferir alguns drinks que podem ser feitos com ela.

Veja as receitas na próxima página!