4 sinais de que sua dieta está fugindo do controle (e é hora de repensar sua tática)

por | jun 30, 2016 | Alimentação

istock

Viver 24 horas por dia neurótica por se manter à risca na dieta não é uma atitude saudável, mesmos que você acabe por emagrecer e perder gordura dessa forma. O grande segredo para fazer as pazes com a balança e conseguir manter as conquistas em relação ao seu peso é não sendo extremista, e priorizando seu bem-estar ao estabelecer metas realistas.

Indícios de que tem exagerado no regime:

1. Você só vai estar feliz quando alcançar o corpo desejado

Comemorar alguns quilinhos perdidos após algum tempo não é pecado, porém a dieta passa a ser preocupante quando a perda ou a manutenção do peso se transforma no seu maior objetivo de vida. Assim sendo, qualquer intercorrência no andamento da dieta ou dificuldade gera desânimo e sofrimento.

2. Sua alimentação tem mais restrições que qualquer outra coisa

Comer passou a ser um problema para você na hora de fazer sua opção de onde e o quê comer, e também para o seu companheiro que não pode mais comprar nada que lhe instigue vontade, e até para sua mãe que nunca acerta na quantidade de calorias do almoço de domingo.

3. Seus amigos se afastaram por conta de seus hábitos

Você tem recusado convites para sair com seus amigos para não comer e nem beber nada além do estabelecido no seu cardápio. A busca excessiva por emagrecer, ou seguir uma dieta totalmente saudável, faz, muitas vezes, com que a pessoa se afaste do seu círculo de amizades e até de pessoas da sua família.

4. Você sofre com isso e pensa no tema 24 horas por dia

Seu cotidiano se resume em ir dormir e acordar planejando o que vai comer na próxima refeição, que tipo de atividade física precisa praticar para queimar mais calorias que as ingeridas, e quais medidas ou desculpas pode arranjar para não “boicotar” a dieta.

Ao invés disso, repense a alimentação

Priorize sua qualidade de vida

Não busque ter um corpo magro ou tenha como objetivo maior o ideal de aparência que imagina, mas sim seu ideal de saúde. Dessa forma, nenhuma restrição rígida deve existir na sua dieta, você faz as escolhas de como vai se alimentar, priorizando as opções saudáveis, mas se permitindo mais dependendo do dia, humor ou quantidade de atividade física praticada.

Estipule metas realistas a curto prazo

Para conseguir ir alcançando seus objetivos, estabeleça resultados atingíveis que apareçam a curto, mas se mantenham a longo prazo. Para isso, tenha uma boa rotina de sono, dormindo as oito horas indicadas por especialistas para manter a saúde, evitar o estresse, melhorar o humor e auxiliar o processo de emagrecimento.

Reduza o consumo de comidas prontas 

Aposte em preparos caseiros, com ingredientes e especiarias frescas e naturais. Abandone o consumo de comida pronta e industrializada que contém muito sódio, e refrigerante que tem excesso de açúcar. Diariamente, beba os dois litros de água recomendados por médicos para limpar o organismo, manter a saúde e evitar a fome.