A asma é uma das doenças mais comuns do mundo. Em 2018, 339 milhões de pessoas sofreram com isso e, de acordo com o World Asthma Report daquele ano, 1 mil pessoas morreram todos os dias em decorrência da condição. Por sua vez, o relatório afirma que a prevalência parece estar aumentando, especialmente em países de baixa e média renda. A Organização Mundial de Saúde define a asma como a doença crônica mais comum entre as crianças.
O que é asma?

A asma é uma doença crônica caracterizada pelo mau funcionamento do sistema respiratório, de acordo com o WebMD. As vias aéreas transportam oxigênio para os pulmões e quando elas estão estreitadas, elas têm menos ar e menos capacidade de funcionar.
A doença nem sempre é considerada fatal. Para algumas pessoas, ela passa despercebida e é desencadeada apenas por alguns fatores e esporadicamente.
Grupos de risco
Embora possa ocorrer em qualquer idade, geralmente é mais presente em pessoas com menos de 40 anos de idade. É uma doença que aparece mais na infância. Segundo a WebMD, 1 em 12 crianças tem asma.
Sintomas de asma
A asma pode causar tosse, chiado, falta de ar, aperto no peito e até incapacidade de falar. Também pode gerar baixa energia, respiração superficial, tensão no pescoço e peito, além de fadiga.
Como detectar asma

Se você acha que tem asma, consulte um especialista. O profissional de saúde será capaz de diagnosticar a doença e indicar o tratamento adequado. No entanto, alguns sintomas podem ajudar a detectar a condição:
- Coriza
- Refluxo
- Apneia do sono
- Chiado ao respirar fundo
- Urticária
O que pode desencadear asma
Existem diferentes gatilhos que podem aumentar os sintomas da doença:
- Gripe, sinusite e frio
- Alergia
- Irritantes do trato respiratório
- Tabaco
- Clima
- Transtornos como ansiedade ou depressão
- Medicação
Como tratar a asma
Mais de 250.000 pessoas morrem todos os anos de asma, de acordo com o Medical News Today. 80% das mortes ocorrem em países de baixa e média baixa renda. No entanto, se o tratamento adequado for realizado, a pessoa pode viver sem grandes dificuldades.
Por ser uma doença crônica, não pode ser curada, mas pode ser tratada. Se você acha que tem asma, consulte um médico para confirmar o que desencadeia a inflamação do trato respiratório. Depois de detectar esses gatilhos, você poderá controlá-lo com eficiência. Além disso, é recomendável levar uma vida saudável; isto é, deixar de lado o estilo de vida sedentário, praticar exercício físico, manter um peso saudável e controlar a azia.
Asma: causas e tratamentos
- Chiado no peito pode ser asma, bronquite e mais 6 doenças: veja tratamentos
- 4 fatores em grandes cidades aumentam as chances do seu filho ter asma
- Crianças que convivem com gatos têm menos risco de desenvolver asma
Original Author: Valentina C Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/valentina-c
Original ID value: 216073
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/216073/339-millones-de-personas-tienen-asma-en-todo-el-mundo-como-cuidar-tu-salud-si-tienes-esta-enfermedad








