Consumo de açúcar pode fazer mal para a pele? Entenda o que é glicação

Sua alimentação pode estar boicotando o resultado dos seus cosméticos

Seu skincare não está surtindo efeito esperado? Talvez isso seja culpa da sua alimentação. O consumo de açúcar, por exemplo, desencadeia a formação de moléculas em um processo que faz muito mal para a pele. Entenda melhor abaixo.

Comer açúcar faz mal para a pele?

açúcar faz mal para a pele
(Crédito: wayhomestudio/freepik)

Conhecido como glicação, esse processo químico desencadeado pelo consumo de açúcar age no colágeno e na elastina, podendo resultar em rugas mais profundas, flacidez e manchas. Sendo assim, não importa o quanto de tempo e dinheiro você invista nos cuidados da sua pele, é muito provável que ela fique sem viço, elasticidade e firmeza.

Além disso, segundo Dra. Luísa Comerlato, os picos de glicose tendem a afetar também o metabolismo e contribuir com o ganho de peso, o que também acelera o envelhecimento da pele.

Para evitar que isso aconteça, então, você pode adotar algumas medidas como manter uma alimentação mais balanceada e também seguir uma ordem que garanta com que os picos de glicose sejam mais baixos. Saber escolher os tipos de carboidratos e evitar açúcares simples e processados também é crucial, além de incluir uma rotina de exercícios.

Alimentação