Ice cream, helado, creme glaceé, gelato, eiscreme. Não importa a língua, o sorvete é praticamente unanimidade mundial! A Itália é muito conhecida pelas suas gelaterias famosas e por produzirem variadas versões de gelato. Mas, reza a lenda, que o primeiro sorvete foi criado há três mil anos pelos chineses. Na época, o sorvete era feito pela mistura de neve, frutas e mel e ele só chegou na Europa através de Alexandre, O Grande (356-323 a.C). O líder, entretanto, tinha uma receita diferente da chinesa – ele misturava salada de frutas embebida em mel, mas resfriada na neve em potes de barro.
Somente em 1292, o sorvete começou a ter a consistência que conhecemos hoje. O viajante italiano Marcopolo trouxe da China o arroz, macarrão e o sorvete feito com leite. Da Itália, o sorvete atravessou todas as fronteiras européias, se tornando muito popular. Os ingleses foram responsáveis por levar a sobremesa para os Estados Unidos e foi no país que foram criadas novas versões e receitas.
Os EUA são o país que mais produz e mais consome sorvetes no mundo! Esse dado não é à toa. Foi lá, em 1851, que foi aberta a primeira fábrica de sorvetes do mundo e onde os sorvetes começaram a serem produzidos em muita quantidade. Além disso, a invenção da geladeira contribuiu para a popularização e consumo dos sorvetes, mesmo em lugares quentes.
Gelado tropical
No Brasil, o primeiro sorvete chegou em agosto de 1834, no Rio de Janeiro, vindo com toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram a carga e revenderam os sorvetes de frutas que, naquela época, era chamado de gelado. Mesmo em terras tropicais e com muito calor, o gelado podia ser mantido por até cinco meses. Para isso, ele era envolvido em serragem e enterrado em covas para manter a temperatura. A primeira fábrica de sorvete, entretanto, só foi fundada em 1941, no Rio de Janeiro. Trata-se da U.S. Markson do Brasil.
Curiosidades geladas*
A história do sorvete é repleta de curiosidades. Confira!
1. O picolé foi inventado em 1905 por um menino de 11 anos chamado Frank Epperson, que esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno. De manhã, ele notou que a bebida e a colher haviam congelado juntas.
2. A casquinha foi inventada por um vendedor de waffles de origem Síria, E. A. Hamwi, que, em 1904, teve a idéia de enrolar waffles em forma de cone. O motivo é simples: o vendedor de sorvetes que dividia o carrinho com Hamwi cansou de ver seus copos e pratinhos sendo roubados pelos clientes.
3. O sundae e a banana split foram inventados nos Estados Unidos, em 1890.
4. O ice cream soda foi inventado em 1879, nos Estados Unidos, por Fred Sanders.
5. No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado. O sertanejo se recusava a tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrava o calor interno.
6. O imperador do Brasil D. Pedro II era louco por sorvete de pitanga.
7. Até o século XIX, o sorvete era considerado alimento de gente rica. As damas da nobreza chegavam a brigar entre si (puxar o cabelo e sair na unha), porque uma roubava da outra o mestre sorveteiro.
8. O inventor da máquina de sorvetes foi o florentino Procópio Coltelli, que abriu em 1660 a primeira sorveteria de Paris (o Café Procope), ainda hoje o estabelecimento mais antigo da cidade.
9. Diz a lenda que Carlos I, da Inglaterra (marido da neta de Catarina), pagava uma pensão vitalícia a seu sorveteiro exclusivo, com a condição de que ele não revelasse a receita para ninguém. Seus sorvetes, em forma de ovo, tinham a casca de baunilha e a gema de framboesa.
10. Outra lenda famosa é a do imperador Nero de Roma, que, de tão louco pela iguaria, mandava um exército de escravos escalar até o alto das montanhas para colher neve e depois misturá-la com mel e frutas.
11. Nos EUA, maior consumidor de sorvete no mundo, foi instituído o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 de julho, mês que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.
*Fonte: Kibon








