A dieta do jejum intermitente ficou recentemente tão famosa quanto polêmica. Defensores do plano alimentar apontam que a prática é segura e ajuda a perder peso rápido, podendo secar até 1,5 kg por semana. Os críticos do regime, no entanto, afirmam que passar muitas horas sem comer pode prejudicar o funcionamento do organismo, trazer prejuízos para a saúde e ainda ter efeito rebote, já que raramente consegue ser seguido por muito tempo.
Nenhum tipo de dieta deve ser realizado sem orientação e acompanhamento médico, já que somente um profissional da saúde pode indicar o melhor plano e o que mais combina com seu perfil e suas necessidades. Portanto, se o regime do jejum prolongado chama a sua atenção, converse com um especialista e confira dicas do site “Prevention” para restar o método:
Jejum intermitente: como fazer de modo seguro

1. Verifique com seu médico se a dieta é segura para você e se pode passar mais de metade do dia sem ingerir nenhum alimento. A abordagem incorreta do plano pode fazer com que você perna nutrientes e prejudicar o organismo. Vale lembrar, ainda, que o regime não é indicado para gestantes ou pessoas que sofrem de diabetes.
2. Depois de receber aval do seu médico, tente seguir um esquema de comer o quanto achar necessário nos dias de folga e estabeleça um limite de 500 calorias nos dias de jejum, apostando em alimentos saudáveis, como carne magra e vegetais frescos.
3. Comece estabelecendo limites de 12 horas de alimentação e 12 horas de jejum. Depois do ajuste inicial, tente aumentar o número de horas sem comer.

4. A dieta não indica alimentos que você pode ou não comer nos períodos sem jejum, mas manter um cardápio equilibrado e saudável é essencial para o processo. A “liberação” de comidas não pode ser encarada como sinal verde para doces e guloseimas.
5. Mantenha o corpo bem hidratado. Os alimentos representam cerca de 20% de água que entra no corpo e, se você está em jejum ou mesmo limitando suas calorias, vai precisar repor esta quantidade de líquidos, ingerindo entre 8 e 12 copos diariamente.
Dieta saudável: 12 dicas para emagrecer rápido