Considerado tão viciante e até mesmo prejudicial quanto algumas drogas ilícitas, o açúcar há anos tem sido relacionado por médicos a vários problemas de saúde, como diabetes, obesidade, entre outros.
Os sinais de que você pode estar consumido açúcar em excesso podem ser percebidos no dia a dia e tentar reduzir sua ingestão é fundamental para uma vida mais saudável e, claro, mais leve. Entenda por que você deveria tentar fazer um detox de açúcar e como adotar novos hábitos.
Benefícios de fazer um detox de açúcar

O primeiro motivo pelo qual você deve fazer um detox de açúcar é para se livrar de seu efeito viciante. Quando você come algo doce, recebe imediatamente uma onda de dopamina, produto químico que o cérebro reconhece como prazeroso, fazendo com que você queria sempre uma dose extra do alimento.
Reduzir a ingestão de açúcar melhora o desempenho nas atividades físicas, diminui inflamações que afetam todo o corpo, contribui para a diminuição do colesterol ruim e ainda evita apetite exagerado e fome mesmo após as refeições.
Como fazer um detox de açúcar
Em apenas um mês, é possível adotar medidas que ajudam a se livrar da fissura e dos prejuízos do açúcar. O processo, especialmente no início, não é fácil e deve contar sempre com a orientação de um profissional.
Existem diversas formas de realizar um detox de açúcar, ou seja, não há regras obrigatórias, únicas e específicas para a mudança de hábitos, mas algumas medidas são consideradas básicas para o processo. Confira algumas sugestões:

- Além do açúcar em si, diminua a ingestão do alimento através de carboidratos refinados e doces, como sorvete, pães de farinha branca, bolo, entre outros.
- Faça com que as principais refeições contenham opções como filé de carne, frango ou peixe, legumes, arroz integral e feijão. A combinação promove saciedade e minimiza a fissura por açúcar.
- Consuma mais proteínas e gorduras boas, que matam a fome e compensam o açúcar que você está eliminando da dieta. Aposte em abacate, azeite, oleaginosas, carnes magras, entre outros.
- Fique atento aos rótulos dos produtos que coloca no carrinho do supermercado, já que podem conter açúcar escondido sob nomes como xarope de milho, sucralose, maltodextrina, dextrose, etc.

- No primeiro momento, troque o suco de frutas por água. Os sucos, mesmo os naturais, são ricas em frutose que, apesar de saudável, é um tipo de açúcar. Após o detox elas poderão voltar normalmente ao cardápio.
- Dê preferência a alimentos naturais e integrais que vão ajudar no detox e na mudança de paladar que farão com que, no futuro, a necessidade de consumir açúcar seja diminuída ou mesmo anulada.
Dicas saudáveis para perder peso
- Essas são as 4 melhores frutas para desinchar a barriga em uma semana
- 7 dicas simples para fazer um café da manhã saudável e gostoso
- 10 estratégias mais eficazes para compensar um fim de semana de jacadas