Vontade de comer terra pode ser sintoma de anemia

A vontade de comer terra que aparece de forma quase compulsiva em algumas pessoas pode soar bizarra, mas é um sintoma real e conhecido de falta de ferro no organismo.

O desejo por comer terra, por mastigar gelo e até mesmo tijolo é, segundo Alessandra Souza Ramos, hematologista Pediátrica do Hospital Infantil Sabará, um sinal de anemia ferropriva.

Vontade de comer terra pode indicar anemia

A anemia ferropriva é o tipo mais comum de todas as anemias e tem como anormalidade a diminuição da vida média dos glóbulos vermelhos. A condição é causada por deficiência de ferro, mineral importante para a realização plena do transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo.

Crianças menores de 3 anos e gestantes são as mais afetadas pela condição, que pode ser causada por dieta pobre, desnutrição, deficiência na absorção do ferro e perda de sangue.

Carlos Basualdo, nutricionista do Hospital Sírio Libanês, afirma que pessoas que passaram por processo grave de desnutrição e apresentam carência de ferro podem sentir vontade de comer terra porque o organismo reage desta forma para tentar reaver o mineral em deficiência.

Falta de ferro no organismo: como tratar

Quem sofre de falta de ferro e, consequentemente, de anemia ferropriva, deve ter cuidados extras com a dieta. De acordo com informações do Hospital Israelense Albert Einstein, o paciente deve incluir no almoço e jantar carnes, frango ou peixe em uma porção maior que a habitual (aproximadamente 200 g).

Além do aumento na ingestão de carnes, é importante evitar misturar alimentos fontes de cálcio e ferro no mesmo prato e não beber chá mate ou preto, café, chocolate ou achocolatados junto e após as refeições. Dê preferência a sucos de frutas cítricas, que ajudam na absorção do mineral.

Quando não tratada corretamente, a anemia pode resultar em graves problemas de saúde, como comprometimento da imunidade, aumento nos riscos de infecções e, em casos extremos, doenças cardiovasculares.

Sintomas e significados