Esta prática de ioga, a Vairagya, é uma filosofia de vida voltada para a libertação interior, das tensões e dos problemas que tiram a paz do seu dia a dia. A técnica promete livrar a mente da pressão e das inseguranças. A tradução do termo Vairagya significa “sem amarras”. Determina que para alcançar a harmonia interior basta identificar 2 fatores positivos naquilo que nos atormenta. Ao colocá-la em prática, e deixar que domine seu cotidiano, vai explorar sua capacidade de deixar tudo fluir.
Os defensores desta vertente da ioga afirmam que é o libertar-se da escravidão do pensar obsessivo, ou da preocupação permanente, que só desgasta, e no fim, não leva a nenhuma solução produtiva.
Para tornar esta filosofia uma realidade na sua vida, comece por uma lavagem cerebral no modo como lida com as situações corriqueiras. A lei deve ser a flexibilidade. Esqueça os lamentos, as causas dos problemas e as lamúrias. Abandone o papel de coitadinho, vítima da vida. Seja positivo. Abrace a atitude de ser feliz para conseguir abandonar o medo. A vida é temporária, e nada é para sempre (nem o cobrador, ou o motorista!).
Entregar-se à Vairagya é viver o momento, o agora, o dia de hoje. Ontem já passou, e o amanhã é uma incerteza. Deve-se manter um estado de consciência e concentração através da meditação e de exercícios físicos, afim de conservar esse estado de alma. É um método eficaz para superar problemas de ordem emocional ou psicológica, estresse e insônia.
Os iniciantes podem praticar 3 passos simples:
Respiração
A respiração é uma ferramenta chave para o sucesso desta atividade. Assim que acordar, acomode-se num lugar tranquilo. Inspire profundamente, e conte até 5 segurando o ar. Solte-o devagar, dizendo “relaxe” para si mesmo. Repita 12 vezes. Mantenha a mente limpa de qualquer pensamento enquanto pratica. Refaça no decorrer do dia sempre que sentir que alguma situação tenciona tirar sua paz.
Concentração
Todas as vezes que perder algo, ou sentir-se prejudicado, fixe a situação como um genuíno motivo de alegria. Mentalize firmemente, e com vigor, que o objeto, situação ou pessoa, finalmente cumpriu seu ciclo de presença na sua vida, e agora deve afastar-se, ir embora mesmo. Se houver persistência da sensação de perda, analise o que deve ser aprendido, e mantenha o foco: a etapa deve ser superada. Apego é sinônimo de cegueira psicológica. Deixe ir, e acredite em você. Afinal, o seu interior é o único que você realmente tem.
Manutenção
Até que faça parte da sua vida de forma automática, esteja atento no decorrer do dia para manter a mente limpa. Dar manutenção à libertação interior é imprescindível. Tudo na vida é uma questão de atitude. Diga sim, diga não, a escolha é somente sua. E as consequências também.
Para ajudar no processo de meditação, utilize o vídeo que segue abaixo.