Vacina da gripe: indicações, riscos, duração e mais 5 fatos para saber antes de tomar

por | jun 30, 2016 | Saúde

Nesta segunda-feira (17), tem início a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Muitos ainda deixam de tomar a vacina por falta de conhecimento e medo dos efeitos colaterais. A infectologista Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, do Hospital Nossa Senhora das Graças, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:

Quem deve tomar a vacina contra gripe?

Todas as pessoas podem tomar a vacina. Entretanto, somente os grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde, têm direito à imunização gratuita nos postos de saúde de todo o país. São eles: crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Pessoas com 60 anos de idade ou mais fazem parte do grupo de risco e têm direito a imunização gratuita em todo o país (Crédito: Thinkstock)

Quais são os efeitos colaterais?

Geralmente, ocorre uma reação leve no local da aplicação, com presença de dor e vermelhidão, que desaparece em um ou dois dias. A pessoa imunizada pode apresentar dor de cabeça e no corpo e, às vezes, febre.

“É importante destacar que a vacina não causa gripe, pois seu composto é feito com partículas de vírus mortos, portanto sem capacidade de desenvolver a doença”, salienta Dra. Viviane. Cerca de 5 a 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém de forma branda.

A vacina previne resfriados também?

Não, a vacina não protege contra resfriados ou outras infecções comuns no inverno com sintomatologia semelhante à da gripe.

shutterstock

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Em torno de 15 dias.

Por quanto tempo dura a imunização da vacina?

Em média, um ano.

Por que os portadores de doenças crônicas estão no grupo de risco?

As pessoas com este tipo de doença têm maior chance de desenvolver complicações caso sejam infectadas pela gripe, como pneumonia grave, com necessidade de internação.

Quem tomou a vacina no ano passado deve tomar de novo este ano?

Sim. Além de a imunização durar, em média, apenas um ano, a composição da vacina é revisada anualmente mediante as cepas virais de maior circulação no ano anterior.

Shutterstock

Quem não pode tomar a vacina?

A vacina é contraindicada para pessoas que já apresentaram reação anafilática ou a qualquer componente da medicação, bem como alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Doenças de inverno